quarta-feira, 30 de julho de 2014

Suco laxativo

Quem lida com o problema de intestino preso sofre. Definitivamente, causa muito incômodo ao nosso corpo: dor abdominal, o desconforto, o inchaço. 

Com o passar do tempo, outros sintomas começam a surgir, como o mau humor, irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, acne e gases.

Esta receita é excelente para combater esse desconforto. Comece a se doutrinar, consuma diariamente alimentos ricos em fibra como uva, feijão, lentilha, ou abóbora e não se esqueça de tomar 8 copos de água por dia, além de praticar regularmente exercícios físicos ou uma simples caminhada.

Ingredientes:
2 ameixas preta sem caroço
1 colher de chá de semente de linhaça dourada
1 fatia de mamão formosa
Suco de três laranjas
1 colher de sobremesa de farelo de trigo

Preparo: colocar as ameixas e a linhaça de molho do dia para a noite em ½ copo de água. Bater essa mistura no liquidificador com os demais ingredientes. Tomar em jejum.


Créditos: Receita da Dra. Amabile Guiotto Bezerra – CRN 23191 - Nutricionista

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Alegria e Tristeza

E depois uma mulher disse, fala-nos da Alegria e da Tristeza.
E ele respondeu:
A vossa alegria é a vossa tristeza mascarada.

E o mesmo poço de onde sai o vosso riso esteve muitas vezes cheio de lágrimas.
E como poderá ser de outra maneira?
Quanto mais fundo a tristeza entrar no vosso ser, maior é a alegria que podereis conter.

A taça que contém o vosso vinho não é a mesma que foi feita no forno do oleiro?
E a lira que vos apanigua o espírito não é da mesma madeira com que foram esculpidas as facas? Quando estiverdes alegres, olhai bem dentro do vosso coração e descobrireis que só aquele que vos deu tristezas vos dá também alegrias.

Quando estiverdes tristes, olhai novamente para dentro do vosso coração e vereis que na verdade estais a chorar por aquilo que foi a vossa alegria.
Alguns de vós dizeis, "A alegria é maior que a tristeza" e outros dirão "Não, a tristeza é maior".

Mas eu digo-vos que são inseparáveis. Juntas vêm, e, quando uma se senta junto de vós lembrai-vos que a outra está a dormir na vossa cama.
Na verdade, estais suspensos como balanças entre a vossa tristeza e a vossa alegria.

Só quando vos esvaziais ficais em equilíbrio e imóveis.
Quando o guardador de tesouros vos erguer para pesar o seu ouro e a sua prata, nem a vossa alegria nem a vossa tristeza se devem alterar.

Autor: Khalil Gibran – O Profeta

sábado, 26 de julho de 2014

Você colhe o que planta

Você é o resultado das suas escolhas. Por isso, quando algo der errado, não culpe ninguém e não reclame, porque só você faz a sua vida. 

É muito fácil justificar os nossos erros se lamentando - ou pior: apontando o dedo para o outro. Você colhe aquilo que planta, e somente você pode mudar uma situação. 

Não há por que buscar desculpas ou culpados.

Assuma a responsabilidade por seus fracassos para ganhar força, se reerguer e recomeçar. 


Há uma frase que diz: "O triunfo do verdadeiro ser humano surge das cinzas dos erros que ele comete". Então, aprenda a rir de seus enganos. Aprenda a rir de si mesma, mas não perca a lição.

Se o caminho que você escolheu não é bom, mude de direção. Mas mude com a certeza de que somente você é responsável por seus atos. 


Pare de se amargurar pelos seus passos em falso e deixe de pôr a culpa em outras pessoas. Aprenda a ser maior que os obstáculos.

Reconheça-se pela coragem e pela vontade de vencer, não pela fraqueza de ficar se justificando. 
Porque qualquer momento é bom para começar novamente, e nenhum é tão terrível para desistir.


Por isso, o melhor é semear bons frutos!
Fique  com Deus!

Créditos: Mensagem da jornalista Karla Precioso – Colunista MdeMulher

sexta-feira, 25 de julho de 2014

10 dicas Detox

Nada melhor do que começar essa faxina no organismo. Além de dar uma afinada nas formas, você ainda combate o inchaço e diminui a celulite. Nesta matéria, você encontra dez soluções práticas (e deliciosas) para incluir no dia a dia. 

Tem tempero para a salada que ativa e desincha o metabolismo, frutas que promovem uma desintoxicação e farinha para colocar o intestino na linha. Preparada?

1. Evite industrializados
Na desintoxicação, até mesmo a versão light dos molhos industrializados deve ser eliminada do cardápio, pois tem grande quantidade de sódio e gordura. Fique com os temperos naturais. O vinagre de maçã (evite o vinagre sempre) e o de limão, por exemplo, trazem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade, deixando o organismo mais ativo contra as toxinas. 

Já o azeite de oliva lubrifica o intestino, otimizando a eliminação dessas “sujeiras”, e ainda acelera as funções metabólicas. Para variar, você pode substituir o azeite, pelo óleo de linhaça.

2. Experimente a farinha de banana verde
A nova febre nas lojas de produtos naturais favorece a flora intestinal. A fama tem a ver com o tipo de amido, que chega intacto ao intestino e produz substâncias que alimentam as bactérias benéficas e formam uma barreira contra as intrusas. Com isso, os nutrientes são bem absorvidos e você espanta a fome. Use a farinha de banana verde no lugar da tradicional, no preparo de pratos como bolo e torta.

Atenção: frutas verdes devem ser evitadas na “semana Detox”, mesmo a farinha de banana verde. Escolha sempre frutas maduras, bem maduras, pois a digestibilidade é muito melhor. Colocando batata yacon crua no suco obtém o mesmo resultado que a banana verde.

3. Aposte em frutas cítricas
A turma da acerola, kiwi, caju, limão e laranja, por meio de um composto chamado limonoide, faz com que o fígado libere mais toxinas do organismo. Esse efeito pode ser conseguido com a fruta consumida in natura ou usada no preparo de peixes, sucos ou saladas.

4. Coma alimentos crus
Pelo menos 50% (Pelo menos 80% o ideal seria 100%) do prato de uma refeição deve ter opções frescas e cruas. Dessa forma, você garante a ingestão de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, como fibras e água.

5. Coloque uma folha de couve no cardápio
Na salada, no suco ou refogada, pois ela estimula as enzimas que neutralizam as toxinas. Vale lembrar que a verdura ainda é rica em vitaminas do complexo B, que facilitam o metabolismo da proteína, do carboidrato e da gordura. As folhas verdes são muito importantes. Utilize muitas folhas de couve, principalmente em forma de sucos verdes e nunca repita a mesmas folhas verdes por 2 dias seguidos.

6. Tome chá de hibisco
A bebida ajuda a reduzir a retenção de líquido. De quebra, ainda potencializa a queima da gordura, pois combina vitamina C, cálcio e antocianina. Faça assim: coloque 1 col. (chá) de Hibisco em 1 xíc. (chá) de água quente e abafe por cinco minutos. Depois, coe e beba em jejum no café da manhã. 

Tome outros chás diuréticos para potencializar ainda mais a perda de peso. Nunca use o mesmo chá por dois dias seguidos. Varie com Graviola, Jambolão, Cavalinha, Cana do Brejo. O chá de Hibiscus é melhor ser consumido gelado. Coloque três colheres de sopa em uma jarra com água por 8h. Depois coe e beba.

7. Beba muito líquido
Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. Aqui vale água, chá ou suco natural, sopa e até alimentos aquosos, como melancia, melão, alface e pepino. 

Quando se consome uma dieta de alimentos crus e muita fruta, você não vai precisar beber 2litros de água como manda o protocolo. Você vai perceber que vai precisar muito menos de água que em uma dieta com alimentos cozidos.

8. Invista em chá verde com gengibre
Ele acelera o processo de desintoxicação e o metabolismo. A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo, dá a receita: ferva por três minutos 1 pedaço (3 centímetros) de gengibre em 1 litro de água, desligueo fogo, acrescente 3 col. (sopa) de chá verde e abafe por 15 minutos. Coe e beba ao longo do dia. Nunca deixe as folhas do chá verde mais que 5 minutos em água quente, o ideal é 3 minutos. 

Marcados precisamente no relógio, depois disso ele passa a ser mais maléfico que benéfico. Uma vez mais não consuma nenhum chá ou folhas verdes mais que 2 dias consecutivos.

9. Adicione maçã e brócolis na dieta
Eles amenizam os estragos causados pelas toxinas. Tanto a maçã quanto o brócolis são boas fontes de antioxidantes, que evitam a formação dos radicais livres e diminuem os efeitos do envelhecimento e do aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. 

Adicione muitos vegetais novos que não está acostumada a ingerir. Seu corpo vai agradecer e irá aproveitar ainda mais os nutrientes. Vegetais novos na dieta é como xampu novo, o cabelo adora.

10. Consuma fibras
Favorecem o bom funcionamento do intestino, outro órgão que ajuda nessa limpeza. Não consuma glúten, nem tampouco lactose ou farinhas refinadas. Ao consumir frutas e vegetais crus sua cota de fibra vai estar mais que batida. Consuma vegetais e folhas verdes nos sucos de frutas, pois esta fibras são ricas em nutrientes.


Créditos: Revista Ecológica – Ano 2 - Edição 4 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Peeling químico rejuvenesce o rosto

Tratamento reduz rugas, manchas e sulcos da pele da face através da aplicação de ácidos.

Rugas, manchas, cicatrizes e sulcos são algumas das consequências que o sol, o vento, o processo de envelhecimento, as alterações hormonais e as características genéticas podem causar na pele, em especial no rosto. 

Existem diversos tratamentos para recuperar a saúde e a aparência da pele. Um dos procedimentos que caíram na preferência das mulheres é o peeling químico. A técnica consiste em aplicar uma solução na pele que retira as células mortas e estimula a produção de novas células, renovando a pele.

O principal objetivo do peeling químico é fazer uma descamação controlada da pele, retirando as camadas de células danificadas. De acordo com os resultados que se deseja alcançar e com as condições da pele é feita a aplicação do ácido em diferentes intensidades e concentrações. A pele deve ser limpa antes do procedimento. 

O ácido é aplicado até que apareça uma área branca, chamada de frost, então é feita a aplicação de um neutralizador e a pele é protegida da luz. O uso de protetor solar é fundamental e pode ser necessário o uso de hidratante de acordo com o nível de ressecamento da pele.


Para o peeling de intensidade fraca é utilizado o ácido Retinoico, para a intensidade intermediária é usado o ácido tricloro acético, também conhecido como TCA ou ATA, e para um tratamento mais profundo é utilizado o ácido Fenol. O número de sessões pode variar conforme o caso. 

Com o ácido Retinoico a aplicação deve ser feita por 30 dias em casa. Se o ácido utilizado for o TCA, o recomendado é aplicar a substância duas vezes no intervalo de 30 dias por um profissional especializado. Já o Fenol não exige reaplicação e também deve ser manuseado somente no consultório ou centro cirúrgico.

O peeling leve e moderado não exige internação e o paciente pode sentir a sensação de ardência e queimação alguns minutos após a aplicação, mas que desaparece naturalmente. Dependendo da intensidade o paciente deve reservar pelo menos cinco dias para a recuperação. Há dor leve que é tratada com analgésico, mas a pele fica com aparência de queimadura solar. 

Quanto mais profundo for o procedimento, mais cuidados são necessários durante a recuperação. A intensidade do tratamento determina os resultados e os riscos do peeling.


Os cuidados após as sessões são fundamentais para que os resultados sejam satisfatórios e não haja efeitos colaterais – alguns são irreversíveis. 
Deve-se evitar completamente o sol, o vento e o frio. A última camada da pela é formada pela melanina, componente responsável pela coloração da pele. Caso o sol entre em contato com esta camada e destrua essas células a pele ficará manchada definitivamente, pois estes melanócitos não conseguem se regenerar.

O peeling tem resultados positivos em praticamente todos os tipos de pele, sendo em alguns os efeitos são mais visíveis. O peeling superficial e o médio beneficiam mais quem possui rugas apenas ao movimentar a face e a pele amarelada, com sinais de dano solar precoce, ou rugas mesmo com o rosto em repouso, com idade entre 30 e 65 anos e o surgimento de pequenos vasos sanguíneos.

Os resultados podem ser duradouros dependendo dos hábitos de vida do paciente e dos cuidados com a pele. O fumo, a exposição prolongada ao sol, ao vento e ao frio e a falta de hidratação da pele podem prejudicar os efeitos da técnica.  Imprescindível a manutenção do tratamento, que se dá a partir dos cuidados básicos com a pele, como o uso constante de filtro solar e hidratação diária, além da adoção de hábitos de vida saudáveis.
Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715) - Cirurgião Plástico
Créditos: Profissão Beleza

segunda-feira, 21 de julho de 2014

A arte de surpreender e a de agradecer

As leis fundamentais para construir uma relação saudável devem ser praticadas regularmente, como exercícios físicos. 

De todas as leis para impactar, reciclar e reconstruir relações encantadoras com o parceiro, filhos, alunos, amigos, pais, irmãos e todas as personagens com que vivemos, nada é tão fascinante do que a arte de surpreender. Surpreender é romper o cárcere da rotina, os grilhões da mesmice, as tramas do tédio.

Se eu pudesse mapear a sua história, detectaria que as janelas light mais poderosas da sua memória foram construídas a partir das surpresas mais agradáveis da sua história. Quer fazer a diferença real na vida de quem ama? Saia do lugar-comum. Reaja de maneira imprevisível, diga algo encantador num dia comum. Gerará uma emoção borbulhante e inesquecível.

A arte de surpreender é mais poderosa do que a arte de elogiar. Quando elogiamos falamos o esperado, por outro lado, quando queremos surpreender precisamos dizer o inesperado. Elogiar é ter atitudes previsíveis, surpreender é ter atitudes imprevisíveis. Elogiar é exaltar o visível, surpreender é exaltar o invisível. Você atinge o céu da relação quando une a arte de elogiar com a arte de surpreender.

Mas, onde estão as mulheres surpreendentes? Onde estão as pessoas que dizem coisas nunca antes faladas? Onde estão os amantes que deixam  seus parceiros embasbacados? Onde estão as mulheres que encantam seus homens, mesmo que eles sejam mentes complicadas? 

Onde se encontram as mães que dão um choque de lucidez e afetividade em seus filhos, mesmo que sejam relapsos? Onde estão os pais que deixam de ser repetitivos e cansativos, que alçam voos na sua maneira de ser, falar e interpretar?

Algumas professoras querem corrigir seus alunos, mas não sabem que devem plantar janelas surpreendentes. E como poderão produzi-las se não impactam seus alunos ansiosos e alienados com atitudes inovadoras e não com velhas broncas? 

Primeiro, devemos conquistar o território da emoção, para depois conquistar o da razão. Mesmo alunos agressivos não resistem a um professor surpreendente. Chame-os à parte, diga-lhes quanto eles são importantes, conte a eles um período difícil de suas histórias para que se identifiquem com vocês, e deixe claro que apostam neles.

Infelizmente, não são poucos os professores que se irritam, chamam a atenção, levantam a voz, fazem tudo igual por anos a fio diante de uma plateia lenta em reagir. Muitos pais são engessados em educar seus filhos. Dão as mesmas respostas para os mesmos problemas. Pais brilhantes e professores fascinantes utilizam a arte de surpreender, expressam sentimentos e fazem comentários que tiram o fôlego dos seus educandos.

Autor: Augusto Cury é médico psiquiatra, cientista e escritor. É um dos autores mais publicados no mundo. Capítulo 10 do livro “Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis” – Páginas 129, 130 e 131.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Algumas imagens mais inesquecíveis de todos os tempos

Algumas destas fotos podem gerar alegria ou tristeza. Mas independente do sentimento, o importante é enxergarmos que é sempre possível melhorarmos o mundo à nossa volta, com um pouco mais de amor, tolerância e compaixão em nossas vidas.

Um menino faminto e um missionário em Uganda.

Uma parede com arranhões dentro de uma câmara de gás em Auschwitz-Birkenau.

Cirurgião cardíaco após 23 horas em uma bem sucedida cirurgia de transplante de coração. Seu assistente está dormindo no canto.

Diego Frazão Torquato, um brasileiro de 12 anos tocando violino no enterro do seu professor, que o ajudou a escapar da pobreza e da violência através da música.

Um soldado russo tocando um piano abandonado na Chechênia em 1994.

Um bombeiro dá água a um coala durante os devastadores incêndios florestais na Austrália, em 2009.

Terri Goodman Gurrola se reencontra com sua filha depois de servir no Iraque por 7 meses.

Moradores de rua em Nova Deli esperam para receber comida de graça distribuídos no Eid al-Fitr, que marca o fim do jejum do Ramadã.

Homem salta do World Trade Center para escapar das chamas durante o atentado de 11 de setembro.

Filho tentando ajudar o pai alcoólatra.

Pôr do sol em Marte.

Um garoto cigano de 5 anos fumando na véspera do Ano Novo de 2006 na comunidade cigana de St. Jacques, na França. É bastante comum os meninos fumarem em St. Jacques.

Um cachorrinho chamado “Leão” fica pelo segundo dia consecutivo no túmulo do seu dono, que morreu nos deslizamentos de terra no Rio de Janeiro em 2011.

Um menino de 5 anos corre para se despedir do seu pai, antes de ir para a Segunda Guerra Mundial, em 1940.

Um velho soldado russo reencontra o tanque em que passou toda a Segunda Guerra Mundial.

Durante enchentes na Índia em 2011, um aldeão heroico salvou inúmeros gatinhos abandonados.

Créditos: Belas Mensagens

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Vertigem, enjoos e labirintite

Vertigem ou enjoos é o nome dado à sensação de movimento giratório. Esse movimento pode chegar a ocasionar náuseas.

Sintomas: sensação de movimento giratório. Quando essa sensação vem acompanhada de um zumbido insuportável, chama-se síndrome de Menieri e é produzido pelo acúmulo gradual de fluido no ouvido interno. Essa enfermidade pode causar com o tempo, a perda da audição.

Causas: quando essa sensação de vertigem ou enjoo é esporádica deve-se a vários fatores como a ingestão demasiada de bebida, andar de ônibus, avião ou navio com muito movimento.

Quando o enjoo é muito frequente, as causas podem ser ocasionadas por um problema no ouvido interno, que se chama labirinto, no qual se encontram os atólitos, que são receptáculos cheios de células pilosas, que servem para detectar o movimento que lhes ocasionam pequenos cristais que se encontram no local.

Quando esses pequenos cristais forem parar em outra parte desse canal detector do movimento provocarão, com sua pressão, a transmissão de uma mensagem  errônea ao cérebro, acerca da posição em que se encontra a cabeça, e isso provocará a vertigem.

Tratamento: o tratamento correto é fazer uma série de movimentos que farão com que os cristaizinhos que estão colocados no lugar errado voltem a se colocar no lugar certo. Uma técnica que alguns médicos recomendam é: sentado na cabeceira de sua cama, incline seu corpo e sua cabeça para seu lado esquerdo, até que sua cabeça encoste na cama. 
Permaneça nesta posição por 30 segundos até que passe o enjoo. Posteriormente, endireite-se lentamente e agora incline seu corpo e sua cabeça para o outro lado. Repita essa operação de 10 a15 vezes durante 10 dias. Na maioria dos casos, essa técnica dá resultado. Procure um médico especialista em ouvido que movimentará sua cabeça até conseguir colocar os cristaizinhos em seus devidos lugares. Converse com ele, de como se prevenir (vitamina B1, B6 como todo complexo B).

Créditos: Livro “ Saúde e Bem-Estar” – Através de elementos naturais

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Óleo de semente de uva, ômega 3, licopeno e groselha negra - Potentes agentes da beleza e saúde

Homens e mulheres desafiam as barreiras do tempo com aumento da expectativa de vida. Tratar do bem estar físico, mental, da saúde, da beleza e adiar o envelhecimento tornaram-se prioridade na sociedade moderna.

Estes potentes agentes juntos e associados a uma dieta equilibrada, exercícios físicos ou uma caminhada diária de 30 minutos e hábitos saudáveis, combatem a queda de cabelo, o envelhecimento, obesidade e melhoram a elasticidade da pele. Claro, além de beneficiar a sua saúde. 

O óleo de semente de uva, contém o ácido linoleico, ômega-6 e outras vitaminas que deixam a pele mais macia, combatem o aparecimento de estriasestimulam a produção de colágenomais elasticidade à pele, mais hidratação e força para os cabelos, combatem a acne. Por conter propriedades antioxidantes, tem o poder de melhorar e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Outros benefícios: 
Tem a capacidade de aumentar o bom colesterol (HDL) e diminuir o mau colesterol (LDL).
É capaz de prevenir e auxiliar o tratamento de doenças relacionadas ao coração como a hipertensão, entupimento de veias e artérias, AVC, insuficiência arterial; fortalecendo a parede vascular e evitando o acumulo de resíduos que podem obstruí-la.

Com a ação antioxidante, pode ser usada como um complemento natural para evitar o risco de câncer, principalmente da pele, sistema digestivo, próstata e mama.

Por ser rico em vitamina E, esse extrato pode auxiliar no tratamento e prevenção de algumas doenças de visão, incluindo as causadas pela diabetes e a vista cansada causada pelo esforço causado por horas em frente a uma tela de TV, computador ou leitura.

É um anti-histamínico natural leve que inibe reações alérgicas mais amenas como congestão nasal e as relacionadas as vias respiratórias.
Na prevenção da esclerose múltipla e do mal de Parkinson.

Ômega 3
Melhora a capacidade de aprendizagem, diminuiu o estresse, combate a TPM, inflamações.
Ajuda no combate à depressão, diminuiu o VLDL, o LDL e o colesterol total, melhorar o sistema imune, ajuda na manutenção dos níveis de testosterona, para um ótimo desenvolvimento muscular e a emagrecer.


O licopeno tem propriedade poderosa antioxidante que protege o corpo do stress oxidativo causado pelos radicais livres.

Há vários estudos que ligam o licopeno com câncer de próstata reduzida, pulmão e trato digestivo. Também previne doenças cardiovasculares, síndrome de degeneração macular, catarata e certas complicações durante a gravidez, como pré-eclâmpsia e crescimento fetal vacilante.

Em relação à dose ideal de licopeno, sem padrões, mas intervalos aproximados que sugerem uma contribuição de 4 a 6,5 ​​mg por dia.

Para se ter uma idéia, uma porção de 60 gramas de purê de tomate, o que pode fazer parte de uma refeição ou o molho que acompanha um alimento, pode fornecer cerca de 10 mg de licopeno.


A  groselha negra, com propriedades que prometem fazer milagres na pele e nos cabelos, a fruta vêm sendo muito recomendada por dermatologistas, por ser fonte de vitamina C e antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células). 

Ainda age como um potente antiinflamatório que ajuda no combate à celulite e suas propriedades ainda estimulam na produção de elastinas do colágeno, responsável pelo fortalecimento da pele. 

Especialistas recomendam o consumo de groselha negra, por meio de cápsulas, pois para que se obtenha a quantidade necessária de nutrientes, é preciso de 100 gramas de frutas para extrair 460 mg do óleo da semente, na qual estão concentrados os principais nutrientes. 

Geralmente quem sofre com a queda de cabelos, busca realizar o tratamento com cápsulas de groselha negra, pois seu consumo regular favorece a microcirculação sanguínea, que melhora o acesso dos nutrientes à raiz e que por fim, reduz a queda. Sem contar que a groselha negra auxilia na produção maior de ceramidas, que hidrata o cabelo e proporciona mais brilho.

Em tratamentos de pele seca, danificada e sensível a groselha negra também é muito recomendada, pois contém propriedades que agem na produção de elastina e colágeno, possibilitando uma pele mais hidratada e firme. 
As propriedades da groselha negra ainda conferem ação antioxidante, anti-inflamatória, melhora a saúde capilar e auxilia no tratamento de artrite reumatóide.

Conheça os outros benefícios:
Combate a infecções causadas por bactérias;
Rica em vitamina C e potássio é um ótimo antioxidante;
Previne diabetes;
Contribui para o tratamento de doenças oculares como catara e miopia;
Sua ação antioxidante também contribui para o tratamento contra demência;
Responsável por melhorar a saúde cardiovascular;

É um ingrediente muito utilizado para tratamentos capilares, responsável por melhorar a pigmentação do cabelo e o crescimento;
Estimula a capacidade metabólica do corpo;
Reduz os efeitos de artrite;
Reduz quantidades no sangue de toxinas e colesterol;
Melhora a elasticidade da pele, além de hidratar;
Aumenta o apetite;
É utilizada por herbalistas para a cura de diarréia, tosse e doença de goma.

Créditos: Bambamel Natural - informações obtidas junto ao fornecedor