quarta-feira, 10 de maio de 2017

Dicas naturais para cuidar e rejuvenescer a pele

Para saber o seu tipo de pele, basta lavar o rosto com água quente enxaguando-o, e em seguida lavar com água fria. Depois de 20 minutos pressione as várias áreas do rosto com um pano de algodão ou lenço de papel. A oleosidade absorvida indicará o tipo predominante em cada área. A total ausência de manchas caracteriza a pele seca e a necessidade de cuidados. O PH é importante; evitar sabonetes alcalinos que removem a acidez e facilitam a invasão de bactérias.

Normal: aveludada, suave ao tato, poros uniformes e não dilatados; equilibro dos elementos da pele: água, óleos e aminoácidos (bundinha de nenêm);

Seca: aparência frágil, escamosa, repuxada, com pouca elasticidade. Inúmeras rugas e linhas de expressão prematuras;

Mista: apresenta oleosidade acentuada na zona T (testa, nariz e queixo). Pode apresentar características da pele seca ou normal;

Acneica: características de pele oleosa ou mista, com os poros dilatados e obstruídos por cravos e botões vermelhos, que se tornam purulentos, ocasionando acne.

Dicas práticas
Peles secas: óleos e frutas.
Oleosas: hortaliças.

Batatas: cortar em fatias e friccionar no rosto. Promove a limpeza e ajuda na eliminação de cravos e espinhas.
Tomates: cortar o tomate ao meio e passar no rosto. Tonifica e reduz a oleosidade.
Óleo de amêndoas: aplicar nas áreas mais ressecadas do rosto, aguardar alguns minutos e remover com um algodão. É indicado para limpar e nutrir pele seca.

Gema de ovo: máscara rejuvenescedora. Misture 2 colheres (sopa) de mel de abelha; 1 gema de ovo; 2 colheres (sopa) de iogurte natural. Limpar o rosto antes de aplicar, deixar agir por 30 minutos e lavar com água morna.

Pepino: indicado para reduzir a oleosidade e a desidratação, que se caracteriza por ausência de brilho, pequenas rugas concentradas e ressecamento da pele. Usar ½ pepino com casca e ½ copo de iogurte. Bater no liquidificador e aplicar sobre a pele, deixando agir por 20 minutos. Ao final, lavar com água morna.

Pepino + cenoura: tomar o sumo fresco em partes iguais. O pepino é adstringente, e tem sais minerais. Fortalece os cabelos e as unhas.

Casca de laranja: beneficia a pele alérgica, podendo fazer um creme antialérgico natural. Raspar um sabão marselha ou glicerina sólida, colocar em banho-maria e depois de derretido, acrescentar 100g de chá da casca de laranja, coado e quente. Mexer para ficar bem dissolvido.

Caqui: cortar o caqui no meio e friccionar no rosto para eliminar manchas de pele.
Cenoura: indicada em caso de modificação rápida da pele: inchaços, abatimento das feições. A cenoura é antirrugas e possui vitamina A e B. Ferver 30 g de cenoura em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia, durante 3 semanas.

Dente de leão: contém cobalto e níquel, sais minerais, proteínas e óleos essenciais. Ferver 30 g das folhas em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia, durante 3 semanas.

Couve: Lavar o rosto com suco de couve fresca. Contém vitaminas A, C, ferro e cálcio. Indicado para espinhas e acne.

Macela: lavar o rosto com infuso das flores (50g para 1 litro). Tonifica e devolve a acidez necessária.

Maçã: o suco fresco utilizado no rosto tonifica e reduz as manchas.
Agrião: o sumo fresco em forma de loção, é indicado para todos os tipos de pele. Rico em vitamina C.

Créditos: Vera Fróes Fernandes é historiadora, com especialidade em etnobotãnica pelo National Botanical Research Institute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...