Fonte de vitaminas, minerais e gorduras boas, a rúcula fortalece o sistema imunológico e age contra inflamações.
Apesar da cor verde, a rúcula é rica em betacaroteno, um pigmento antioxidante que dá tom alaranjado aos alimentos, previne problemas no coração e transforma-se em vitamina A quando o corpo necessita.
Essa vitamina protege a saúde dos olhos, prevenindo infecções como conjuntivite, e da pele, evitando o surgimento de lesões e contribuindo para um bom bronzeado. Seu consumo é essencial para as crianças, pois garante o crescimento saudável e mantém o sistema imunológico forte.
Além disso, assim como os outros membros da família das brássicas, como repolho, couve-flor e brócolis, possui propriedades que inibem o surgimento de tumores, previnem úlceras gástricas e protegem o fígado.
Nutrição com baixas calorias!
De baixo valor calórico, a hortaliça contém ácido fólico (vitamina B9), vitamina C, além dos minerais como cálcio, ferro e potássio. Ou seja, é uma opção nutritiva para incrementar o cardápio de rotina, já que a vitamina C fortalece as defesas do corpo e conserva tecidos e vasos sanguíneos.
Os minerais protegem os ossos, auxiliam na oxigenação das células e melhoram o fluxo sanguíneo. O ácido fólico é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê durante a gestação.
Os minerais protegem os ossos, auxiliam na oxigenação das células e melhoram o fluxo sanguíneo. O ácido fólico é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê durante a gestação.
Gordura benéfica
Estudos realizados pela Universidade de Campinas (Unicamp) comprovam que a rúcula é fonte de ômega3, uma gordura poli-insaturada. Também encontrada em alimentos como peixes de água fria e oleaginosas, ajuda na redução de taxas de colesterol ruim (LDL) do sangue, prevenindo o surgimento da aterosclerose e os seus consequentes problemas cardiovasculares, como infarto e derrame.
Essa gordura é fundamental para o cérebro e atua na inflamação celular, tipo que pode predispor doenças degenerativas. Por isso, o ômega 3 ajuda na prevenção de doenças como Mal de Alzheimar e Parkinson.
Canelone de tomate seco com rúcula
Ingredientes:
500g de massa pré-cozida de canelone ou lasanha
200g de tomate seco picado
1 maço de rúcula picada
300g de mussarela de búfala ralada
Modo de preparo
Em uma tigela, misture o tomate seco, a rúcula, a mussarela e recheie as massas de canelone. Enrole como rocambole, arrume em um refratário médio, regue com molho de sua preferência e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos.
Sirva em seguida.
Fonte: revista "o poder dos alimentos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário