Reduzir o consumo de sal, gordura e calorias em excesso e priorizar grãos, vegetais, frutas e alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio ajuda a controlar a pressão arterial.
Suco de uva
São os flavonoides presentes na bebida os responsáveis por oferecer grande proteção ao coração. Por conta do potencial antioxidante, essas substâncias diminuem a formação de placas de gorduras nas artérias. Com a circulação beneficiada, a pressão fica regulada e os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares são reduzidos.
Alho e cebola
Esses dois temperos são ricos em alicina, uma substância que dilata as artérias e facilita a circulação sanguínea, contribuindo para que a pressão arterial seja mantida sob controle. Aliás, esses alimentos podem ser uma boa opção para temperar os alimentos, em substituição ao sal.
Mais do que isso, a cebola contém flavonoides com ação antioxidante que impedem a formação de placas nas artérias, além da quercetina, composto com poder anti-inflamatório.
Já o alho é muito rico em potássio, mineral com papel importante na regulação da pressão arterial. Por ser um poderoso analgésico, antioxidante, anti-inflamatório, anticoagulante, o alimento também auxilia no tratamento da hipertensão e no combate à formação de coágulos. Assim, possui importante papel na prevenção de derrames e infartos.
Oleoginosas
São ricas em magnésio, que participa de inúmeros processos em nosso organismo, como ação anti-inflamatória e regulação da pressão arterial. A arginina, também, presente nesses alimentos, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.
As oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs, nozes) também são ricas em gorduras benéficas que limpam as artérias e melhoram a circulação.
Peixes
Salmão, atum, sardinha, cavala e outros peixes em ômega 3 podem ser grandes aliados daqueles que desejam reduzir a pressão arterial. Essa gordura benéfica tem ação anti-inflamatória, reduz o colesterol e o risco de desenvolver doenças do coração.
Tenha cuidado
A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos, o que aumenta o volume de sangue circulante, podendo levar ao aumento de pressão sanguínea e causar a hipertensão. É importante citar também que a bebida alcoólica, o cigarro e o consumo excessivo de café, mate e refrigerantes tipo cola, contribuem para elevar a pressão arterial.
Ingredientes:
1 copo (200ml) de água filtrada
½ laranja sem casca e sem sementes
½ beterraba crua picada
1/3 de cenoura ralada
Bata tudo no liquidificador e, se necessário, adoce com mel a gosto.
A laranja é rica em potássio, mineral que participa do controle da pressão arterial. Rica em fibras, essa fruta também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Créditos: "revista": o poder dos alimentos funcionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário