terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dicas para relaxar a mente e diminuir as preocupações

Exercite-se.
Corra dois quilômetros ou pratique um esporte. Depois disso, é quase garantido que você se sinta menos preocupado. 

O exercício reduz a tensão, queima o excesso de agressividade e frustração, aumenta o sentimento de bem estar, melhora o sono e ajuda a concentração. Provavelmente é o melhor agente natural de combate à preocupação.

Respire.
O controle respiratório pode reduzir a preocupação. Por exemplo, respire fundo e solte o ar devagar,  ajuda a fornecer alívio temporário. Respirar várias vezes pode ser melhor ainda.

Crie vínculos.
Faça parte de algo maior do que você mesmo. Ligue-se a família, amigos, organizações, vizinhança, igreja e trabalho. Ao ampliar sua ligação com a vida, você se sente forte e a sensação de vulnerabilidade diminui.

Fale com Deus. 
Ore todos os dias. Estudos mostram que pessoas que crêem em Deus têm menos depressão. Transfira para o Senhor o poder que é Dele. Livre-se de sua necessidade impossível de controle. Se você não for religioso, medite. Oração e meditação nos ajudam a manter o mundo em perspectiva, pois acalma a mente.

Estruture melhor a sua vida.
Muitas preocupações do dia-a-dia têm relação com a desorganização. O que esqueci, perdi, deixei de ver? Para remediar isso, faça uma lista, mantenha uma agenda diária.

Faça algo de que gosta.
É quase impossível preocupar-se exageradamente quando se está ocupado com algo agradável.

Ignore jornais sensacionalistas.
A mídia adora más notícias e nos dilacera com histórias perturbadoras. Se você não limitar a quantidade de notícias que consome, terá uma overdose de preocupações.

Não beba demais.
Álcool e drogas podem diminuir a capacidade de lidar com a preocupação, pois causam depressão. E podem induzi-lo a tomar atitudes que depois serão motivos de muitas preocupações.

Permita mais contato físico.
As pessoas vivem melhor quando são tocadas e abraçadas. Somos espécie social, não nos damos bem com o isolamento. Descubra alguém de quem goste muito e abrace essa pessoa com frequência. É maravilhoso abraçar os filhos, um irmão ou um sobrinho, por exemplo.

Levante-se.
Desligue-se da preocupação tóxica no momento em que sentir que ela está envolvendo você. Faça isso conscientemente. Levante-se da cadeira, dê uma volta, converse com um amigo. Não se deixe afundar na preocupação. Quanto mais tempo você deixá-la durar, mais difícil de escapar.

Ponha musica em sua vida.
Sem que saibamos por quê, a música reduz a tensão e a ansiedade e, além disso, pode nos fazer produzir mais. Transforme sua casa em um lugar de música agradável. Cante. É difícil se preocupar e cantar ao mesmo tempo.

Chore.
Às vezes, a preocupação é uma forma de tristeza reprimida. Há momentos em que você precisa deixar fluir um rio de lágrimas. Isso pode lavar as preocupações.

Ria.
Tanto quanto puder! O humor é uma das melhores formas de lidar com a preocupação ou com as tensões da vida. Vale a pena rir, mesmo em momentos difíceis. A preocupação tóxica quase sempre implica a perda de perspectiva, e o humor costuma restaurá-la.

Enfim não faça tempestade em copo d'água.
 
Autor: Dr. Edward M. Hallowell 

Nenhum comentário:

Postar um comentário