sexta-feira, 25 de julho de 2014

10 dicas Detox

Nada melhor do que começar essa faxina no organismo. Além de dar uma afinada nas formas, você ainda combate o inchaço e diminui a celulite. Nesta matéria, você encontra dez soluções práticas (e deliciosas) para incluir no dia a dia. 

Tem tempero para a salada que ativa e desincha o metabolismo, frutas que promovem uma desintoxicação e farinha para colocar o intestino na linha. Preparada?

1. Evite industrializados
Na desintoxicação, até mesmo a versão light dos molhos industrializados deve ser eliminada do cardápio, pois tem grande quantidade de sódio e gordura. Fique com os temperos naturais. O vinagre de maçã (evite o vinagre sempre) e o de limão, por exemplo, trazem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade, deixando o organismo mais ativo contra as toxinas. 

Já o azeite de oliva lubrifica o intestino, otimizando a eliminação dessas “sujeiras”, e ainda acelera as funções metabólicas. Para variar, você pode substituir o azeite, pelo óleo de linhaça.

2. Experimente a farinha de banana verde
A nova febre nas lojas de produtos naturais favorece a flora intestinal. A fama tem a ver com o tipo de amido, que chega intacto ao intestino e produz substâncias que alimentam as bactérias benéficas e formam uma barreira contra as intrusas. Com isso, os nutrientes são bem absorvidos e você espanta a fome. Use a farinha de banana verde no lugar da tradicional, no preparo de pratos como bolo e torta.

Atenção: frutas verdes devem ser evitadas na “semana Detox”, mesmo a farinha de banana verde. Escolha sempre frutas maduras, bem maduras, pois a digestibilidade é muito melhor. Colocando batata yacon crua no suco obtém o mesmo resultado que a banana verde.

3. Aposte em frutas cítricas
A turma da acerola, kiwi, caju, limão e laranja, por meio de um composto chamado limonoide, faz com que o fígado libere mais toxinas do organismo. Esse efeito pode ser conseguido com a fruta consumida in natura ou usada no preparo de peixes, sucos ou saladas.

4. Coma alimentos crus
Pelo menos 50% (Pelo menos 80% o ideal seria 100%) do prato de uma refeição deve ter opções frescas e cruas. Dessa forma, você garante a ingestão de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, como fibras e água.

5. Coloque uma folha de couve no cardápio
Na salada, no suco ou refogada, pois ela estimula as enzimas que neutralizam as toxinas. Vale lembrar que a verdura ainda é rica em vitaminas do complexo B, que facilitam o metabolismo da proteína, do carboidrato e da gordura. As folhas verdes são muito importantes. Utilize muitas folhas de couve, principalmente em forma de sucos verdes e nunca repita a mesmas folhas verdes por 2 dias seguidos.

6. Tome chá de hibisco
A bebida ajuda a reduzir a retenção de líquido. De quebra, ainda potencializa a queima da gordura, pois combina vitamina C, cálcio e antocianina. Faça assim: coloque 1 col. (chá) de Hibisco em 1 xíc. (chá) de água quente e abafe por cinco minutos. Depois, coe e beba em jejum no café da manhã. 

Tome outros chás diuréticos para potencializar ainda mais a perda de peso. Nunca use o mesmo chá por dois dias seguidos. Varie com Graviola, Jambolão, Cavalinha, Cana do Brejo. O chá de Hibiscus é melhor ser consumido gelado. Coloque três colheres de sopa em uma jarra com água por 8h. Depois coe e beba.

7. Beba muito líquido
Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. Aqui vale água, chá ou suco natural, sopa e até alimentos aquosos, como melancia, melão, alface e pepino. 

Quando se consome uma dieta de alimentos crus e muita fruta, você não vai precisar beber 2litros de água como manda o protocolo. Você vai perceber que vai precisar muito menos de água que em uma dieta com alimentos cozidos.

8. Invista em chá verde com gengibre
Ele acelera o processo de desintoxicação e o metabolismo. A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo, dá a receita: ferva por três minutos 1 pedaço (3 centímetros) de gengibre em 1 litro de água, desligueo fogo, acrescente 3 col. (sopa) de chá verde e abafe por 15 minutos. Coe e beba ao longo do dia. Nunca deixe as folhas do chá verde mais que 5 minutos em água quente, o ideal é 3 minutos. 

Marcados precisamente no relógio, depois disso ele passa a ser mais maléfico que benéfico. Uma vez mais não consuma nenhum chá ou folhas verdes mais que 2 dias consecutivos.

9. Adicione maçã e brócolis na dieta
Eles amenizam os estragos causados pelas toxinas. Tanto a maçã quanto o brócolis são boas fontes de antioxidantes, que evitam a formação dos radicais livres e diminuem os efeitos do envelhecimento e do aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. 

Adicione muitos vegetais novos que não está acostumada a ingerir. Seu corpo vai agradecer e irá aproveitar ainda mais os nutrientes. Vegetais novos na dieta é como xampu novo, o cabelo adora.

10. Consuma fibras
Favorecem o bom funcionamento do intestino, outro órgão que ajuda nessa limpeza. Não consuma glúten, nem tampouco lactose ou farinhas refinadas. Ao consumir frutas e vegetais crus sua cota de fibra vai estar mais que batida. Consuma vegetais e folhas verdes nos sucos de frutas, pois esta fibras são ricas em nutrientes.


Créditos: Revista Ecológica – Ano 2 - Edição 4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário