As leis fundamentais para construir uma relação saudável
devem ser praticadas regularmente, como exercícios físicos.
De todas as leis para impactar, reciclar e reconstruir relações encantadoras com o parceiro, filhos, alunos, amigos, pais, irmãos e todas as personagens com que vivemos, nada é tão fascinante do que a arte de surpreender. Surpreender é romper o cárcere da rotina, os grilhões da mesmice, as tramas do tédio.
De todas as leis para impactar, reciclar e reconstruir relações encantadoras com o parceiro, filhos, alunos, amigos, pais, irmãos e todas as personagens com que vivemos, nada é tão fascinante do que a arte de surpreender. Surpreender é romper o cárcere da rotina, os grilhões da mesmice, as tramas do tédio.
Se eu pudesse mapear a sua história, detectaria que as
janelas light mais poderosas da sua memória foram construídas a partir das
surpresas mais agradáveis da sua história. Quer fazer a diferença real na vida
de quem ama? Saia do lugar-comum. Reaja de maneira imprevisível, diga algo
encantador num dia comum. Gerará uma emoção borbulhante e inesquecível.
A arte de surpreender é mais poderosa do que a arte de
elogiar. Quando elogiamos falamos o esperado, por outro lado, quando queremos
surpreender precisamos dizer o inesperado. Elogiar é ter atitudes previsíveis,
surpreender é ter atitudes imprevisíveis. Elogiar é exaltar o visível,
surpreender é exaltar o invisível. Você atinge o céu da relação quando une a
arte de elogiar com a arte de surpreender.
Mas, onde estão as mulheres surpreendentes? Onde estão as
pessoas que dizem coisas nunca antes faladas? Onde estão os amantes que
deixam seus parceiros embasbacados? Onde
estão as mulheres que encantam seus homens, mesmo que eles sejam mentes
complicadas?
Onde se encontram as mães que dão um choque de lucidez e afetividade em seus filhos, mesmo que sejam relapsos? Onde estão os pais que deixam de ser repetitivos e cansativos, que alçam voos na sua maneira de ser, falar e interpretar?
Algumas professoras querem corrigir seus alunos, mas não
sabem que devem plantar janelas surpreendentes. E como poderão produzi-las se
não impactam seus alunos ansiosos e alienados com atitudes inovadoras e não com
velhas broncas?
Primeiro, devemos conquistar o território da emoção, para depois conquistar o da razão. Mesmo alunos agressivos não resistem a um professor surpreendente. Chame-os à parte, diga-lhes quanto eles são importantes, conte a eles um período difícil de suas histórias para que se identifiquem com vocês, e deixe claro que apostam neles.
Primeiro, devemos conquistar o território da emoção, para depois conquistar o da razão. Mesmo alunos agressivos não resistem a um professor surpreendente. Chame-os à parte, diga-lhes quanto eles são importantes, conte a eles um período difícil de suas histórias para que se identifiquem com vocês, e deixe claro que apostam neles.
Infelizmente, não são poucos os professores que se irritam,
chamam a atenção, levantam a voz, fazem tudo igual por anos a fio diante de uma
plateia lenta em reagir. Muitos pais são engessados em educar seus filhos. Dão as
mesmas respostas para os mesmos problemas. Pais brilhantes e professores
fascinantes utilizam a arte de surpreender, expressam sentimentos e fazem
comentários que tiram o fôlego dos seus educandos.
Autor: Augusto Cury é médico psiquiatra, cientista e
escritor. É um dos autores mais publicados no mundo. Capítulo 10 do livro “Mulheres
Inteligentes, Relações Saudáveis” – Páginas 129, 130 e 131.
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