Existem outros dois conjuntos de óleos englobados nos nomes de Ômega, Ômega-6 e Ômega-9, que junto com Ômega-3 têm grandes propriedades terapêuticas.
O Ômega-6 (composto por GLA, óleo de ácido linoleico da erva borracheira-grama) é um ácido graxo essencial e indispensável ao corpo humano e que tem que ser ingerido, já que o corpo não produz.
O Ômega-9 (ácido oleico azeite de oliva) teve seus efeitos comprovados na redução do colesterol nas pessoas que vivem nos países que consomem em sua alimentação diária como os povos do Mediterrâneo, Grécia, Itália e Espanha.
Uma mistura desses diferentes ácidos graxos, Ômega-3, 6 e 9, nos dá uma combinação altamente eficiente para a redução do colesterol, dos triglicerídeos e o melhoramento da saúde geral, ajudando a :
- reduzir os riscos de problemas cardiovasculares devido à redução do colesterol no sangue;
- evitar que o colesterol se deposite nas paredes das artérias;
- reduzir o numero de triglicerídeos no sangue (gorduras que estão fortemente implicados na obesidade e nos ataques cardíacos);
- reduzir os riscos de trombose;
- normalizar a pressão arterial;
- aliviar os sintomas pré-menstruais;
- diminuir os avanços da esclerose múltipla;
- diminuir os efeitos de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;
- diminuir o crescimento dos tumores cancerosos;
- incrementar a mobilidade das células sanguíneas;
- evitar os coágulos de sangue, ao tornar as plaquetas menos aderentes;
- prevenir o desenvolvimento da artrite reumatoide.
Descobriu-se que os esquimós e os pescadores que consomem muito peixe têm menos problemas do coração, de diabetes, de pressão arterial alta e de câncer do que aquelas que têm uma dieta com elevado consumo de carne vermelha. A razão para isto é o elevado teor de ácidos graxos poliinsaturados contidos nos peixes de águas frias e outros animais marinhos.
Créditos: livro “Saúde e Bem-Estar”
Nenhum comentário:
Postar um comentário