Descobriu-se que se essa vitamina for tomada junto com flocos de aveia, tem as suas propriedades curativas aumentadas.
Ao ingerir a vitamina C misturada com flocos de aveia, consegue-se que esta vitamina se fixe e seja melhor absorvida no organismo incrementando-se assim suas quantidades curativas e preventivas - além de agregar as magníficas propriedades que tem a fibra de aveia para diminuir o colesterol do sangue.
Foi demonstrado que ao comer diariamente 39g de flocos de aveia, reduz o colesterol do sangue em até 3% nos adultos.
A vitamina C não é fabricada pelo organismo, por isso ela tem de ser tomada diariamente, seja por meio de alimentos ou bebidas que a contenham, bem como através de suplementos nutricionais.
O Centro de Formação Médica do Reino Unido (C.I.M), recomenda ingerir no mínimo de 50mg de vitamina C por dia.
É conveniente saber que o “smog” e outros elementos ambientais nocivos destroem grande quantidade dessa vitamina. Um só cigarro chega a destruir até 25mg, isto é, a metade da dosagem diária recomendada.
Por que são grandes as propriedades curativas da vitamina C? A razão é que os glóbulos brancos do sangue que defendem nosso organismo contra qualquer elemento hostil como as bactérias, requerem para seu funcionamento a ingestão de uma grande quantidade de vitamina C.
Sabe-se que esses defensores do organismo não estiverem em boas condições de combate eles não conseguirão eliminar os principais inimigos do organismo, produzindo nas pessoas mal-estar e infecções.
Esta é a razão pela qual havendo uma infecção na garganta, ou sintomas de gripe, recomenda-se fazer gargarejos com limão. O limão e a laranja, assim como outros cítricos, contêm vitaminas C.
Descobriu-se que a vitamina C elimina as bactérias mais comuns no aparelho urinário, bem como é muito eficaz para combater os transtornos do aparelho respiratório (como asma e bronquite) e a constipação, além de ajudar nos problemas de ressecamento das mucosas pulmonares e respiratórias. Descobriu-se uma evidência de que a deficiência da vitamina C aumenta o risco do câncer pulmonar.
A aterosclerose (endurecimento arterial) está relacionada com a falta de vitamina C. Descobriu-se que uma boa dose reduz o nível de colesterol no sangue.
A vitamina C é fundamental para a formação do colágeno, que é uma substância essencial para todo o organismo. O funcionamento anormal do colágeno pode produzir o envelhecimento, dores musculares, gota, febre reumática, artrite reumatoide colite e inflamação dos vasos sanguíneos.
Esses transtornos podem ser combatidos se houver capacidade do colágeno para regenerar-se suficientemente rápido. E a única forma de isto acontecer é fazendo uma maior ingestão de vitamina C.
Esses transtornos podem ser combatidos se houver capacidade do colágeno para regenerar-se suficientemente rápido. E a única forma de isto acontecer é fazendo uma maior ingestão de vitamina C.
Créditos: livro “Saúde e Bem-Estar (através de elementos naturais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário