Na prática, sabemos que não é bem assim. Outros ingredientes podem contribuir para que a acidez do tomate seja retirada e seu molho fique levinho.
O primeiro passo é escolher o tomate certo. Evite molhos prontos, extratos e qualquer outro tipo de enlatado derivado do tomate – neste caso, a exceção vale para o tomate pelado, que é fruto inteiro, in natura, enlatado.
O ideal para o molho é usar o tomate fresco, de preferência o tipo italiano, que possui menos acidez. Escolha tomates maduros, sem machucados ou que estejam amassados. Todos devem estar bem vermelhos.
O preparo de um bom molho de tomate é demorado, mas não é difícil! Comece lavando os tomates e fazendo um corte em cruz, superficial, no topo do fruto.
Passe-os em uma panela de água fervente, por trinta segundos e depois em água fria. Isso ajudará a retirar a pele dos tomates sem perder a polpa.
Em seguida corte-os em quatro partes, retire as sementes, e termine de picar os pedaços
Este molho deve cozinhar pelo menos três horas, em fogo baixo. É este cozimento que irá acabar com a acidez e que dará corpo ao molho. Se quiser, pode adicionar algumas latas de tomate pelado picado, que dão bem menos trabalho. Somente ao final do cozimento, que o molho pode ser temperado com os temperos de sua preferência.
Bambamel Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário