9 formas de utilizar o curry para deixar seus pratos mais saborosos:
Substituto do sal: tempere carnes, mariscos, legumes e arroz com ele e elimine o sal do preparo.
Bom até com frutas: corte as peras ao meio. Com a polpa, faça um recheio de gorgonzola, nozes e curry.
Aperitivo diferente: leve ao forno damascos secos, avelãs, amendoim, uvas-passas embebidas em cerveja, castanhas-do-brasil e de caju. Coloque curry e sirva!
Casamento perfeito: o curry é um excelente ingrediente para acrescentar no seu chocolate quente.
Purê com peixe: cozinhe maçãs e bata a polpa com curry para criar um purê delicioso e acompanhar pratos de peixe e carne branca.
Mistura com maionese: patês de sardinha podem receber uma pitada do tempero para diminuir o gosto forte do peixe. Também fica ótimo misturado à maionese.
Para comer com vinho: pratos à base de peixe e carne branca com curry combinam bem com vinhos aromáticos.
Toque vegetariano: o condimento em pó combina com queijos e ovos e fica ótimo com tofu. Dá um toque especial às comidas vegetarianas.
Batatas ao forno: inclua o curry para temperar batatas e, em seguida, as leve para assar. Elas ficam com uma coloração linda e um sabor bem mais apurado.
Você sabia que o curry não é uma especiaria?
Contrariando a crença popular, o curry é uma mistura de vários
tipos delas tostadas com ervas aromáticas que, em seguida são reduzidas a pó.
Dependendo da dose de cada um desses componentes, o curry assume um sabor mais
ou menos picante.
Segredo da longevidade: a curcumina, pigmento que dá a cor ocre ao curry, protege os neurônios de doenças degenerativas e é o segredo da longa vida na Índia. No país, as doenças de Alzheimer e Parkison afetam sete vezes menos a população que nos EUA. Além disso, o consumo do curry é benéfico para quem sofre com inflamação crônica do intestino ou fígado.
Mix de ingredientes: o curry é composto basicamente por gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos, mas cada país tem uma dosagem específica de cada um desses ingredientes. No Brasil, o que determina o sabor mais acentuado é a pimenta-do-reino.
Por Camila Bichuetti
Créditos: Revista “DietaJá”
novembro 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário