quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sal na medida do coração

O mineral em excesso, pode causar estragos que vão muito além da hipertensão, seu malefício mais conhecido. 

Um estudo da Universidade de São Paulo prova que uma molécula conhecida como angiotensina II, formada constantemente na corrente sanguínea, poderia invadir os tecidos do coração quando o nutriente é consumido além da conta.


Por que o sal faz mal para quem tem pressão alta?
A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sanguínea e causar a hipertensão, responsável por infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

Para deixar o dia a dia, digamos, com pitadas a menos de sódio, não basta maneirar no consumo de produtos industrializados, que costumam vir recheados do mineral. Na verdade, a principal fonte do nutriente na nossa alimentação é o... Saleiro. 

A conclusão é do endocrinologista Flávio Sarno da USP, que catalogou dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cerca de 70% do sódio que ingerimos vem do sal de cozinha e de condimentos à base dele usados nas preparações caseiras.

Maneirar no uso do saleiro não é uma coisa do outro mundo. Que tal dar um sabor diferente às receitas experimentando novos temperos? Vale incluir os diferentes tipos de sais, ervas finas, alho e pimenta. E saiba que menos sal à mesa não é sinômimo de comida insossa. Muito pelo contrário. A maioria das pessoas não percebe reduções de até 25% na quantidade do ingrediente usada nos alimentos. Pense nisso e modere o uso no seu prato.

Faça seu próprio tempero
Que tal preparar uma mistura de sal e ervas para reduzir o consumo de sódio?
Marcelo Bergamo, coordenador do curso de tecnologia em gastronomia da Universidade Metodista de São Paulo, ensina uma receita simples:

Junte pelo menos uma erva saborosa, salsão, orégano, manjericão ou outra de sua preferência, com sal grosso. Quanto mais ervas, melhor.

Deixe descansar até secar a umidade da planta e, em seguida, triture a mistura no liquidificador. O resultado será um sal extremamente aromático, que pode ser usado no lugar do sal  comum em menores quantidades, porque o sabor das ervas dará uma bela compensada.

A mesma preparação pode ser feita com erva-doce ou cravo. Ou ainda com raspas de cítricos como limão e laranja.

Créditos: saude.terra.com.br
              revista saúde, outubro 2010
Imagem:  Reprodução

Um comentário: