quarta-feira, 4 de maio de 2011

O embelezamento do olhar

Os olhos são o espelho da alma, assim diziam os poetas. A beleza no olhar remonta tempos antigos, e cada história um propósito, uma singularidade.

Os olhos são sinônimos de inspiração para uma legião de pessoas em todo o mundo: escritores, cineastas, fotógrafos, poetas, entre muitos outros.

No Japão, as mulheres orientais utilizam a maquiagem para dar mais expressividade no olhar.

O embelezamento dos olhos remonta tempos muito antigos. Pode-se dizer que tudo começou no antigo Egito, mas a importância no embelezamento, teve início mais precisamente durante a era de Cleópatra.

No antigo Egito, os olhos eram delineados com khol, uma mistura com metais pesados e óleos de animais, que serviam para evitar olhar diretamente para o deus Rá, deus do sol, como forma de respeito.

A constante busca pelo belo tornou possível uma infinidade de recursos estéticos para o embelezamento dos olhos. Depois do delineador, buscou-se aprimorar as sombras sobre as pálpebras que primeiramente eram esverdeadas. Logo depois veio a distinção da cor da pele: homens possuíam a pele escura e as mulheres peles claras, onde os olhos começaram a ganhar destaque.

Os olhos possuem um lugar único na história da maquiagem, pois segundo o ditado popular, um olhar diz mais que mil palavras!
Nos anos trinta encontra-se os olhos sofisticados e provocantes, as sombras para as pálpebras eram em pó e exploravam todos os matizes, indo dos castanhos aos cinzas, inclusive preto para a noite. 

Os cílios eram cuidadosamente recurvados e cobertos por máscaras para cílios. Para evitar todo excesso considerado vulgar, a maquiagem da boca tornou-se mais discreta.
Dando um salto na história, chega-se nos anos quarenta, era do cinema, onde a imagem na tela era precária, sendo a maquiagem, principalmente olhos e lábios os mais destacados para que parecesse uma qualidade melhor. 

Graxa para as botas serviam como máscara para cílios, o carvão, como sombra de pálpebras, a graxa para sapatos como tintura para as sobrancelhas. O recurso nessa época para a pintura dos olhos, era chamado “maquiagem de guerra”, por causa da segunda guerra mundial.

Na década de cinquenta, os olhos eram modelados pela sombra nas pálpebras, o lápis de sobrancelha, a máscara para cílios e sobretudo o delineador. A importância da maquiagem dos olhos trouxe uma infinidade de criações e reformulações de produtos.

Na década de sessenta, os olhos eram bem maquiados, destacando olhos de “adolescente”, devido a revolução feminina que deixava de lado o visual clássico e davam início ao uso das mini saias.
Nos anos setenta, os olhos deixavam de ser maquiados e o valor era quanto mais saudável melhor.
Já na década de oitenta, os olhos ganharam movimento. Eram pintados de azul-elétrico e as maças do rosto realçadas por blushes cor de tijolo. Os códigos de beleza começavam a mudar de acordo com as estações do ano. A sombra passava do castanho ao violeta e era esfumaçada, em arco-íris. Os cílios eram alongados com máscaras coloridas (verde e azul piscina) e a prova d'água.

Os anos noventa pouco tem-se a dizer sobre embelezamento dos olhos, uma vez que o auge dessa década são os piercing e as tatuagens.
Com a chegada do século XXI, tem-se todas as épocas misturadas e cada década serve como padrão de beleza. 

Os dois últimos anos, trazem a feminilidade a flor da pele, sendo as novas técnicas muito difundidas, como o permanente e a tintura de cílios, a tintura de sobrancelhas, novas técnicas de pigmentação definitiva dos olhos e sobrancelhas, entre outros.

Atualmente muito se fala em desenvolvimento sustentável, pode-se dizer que estamos vivenciando a era das maquiagens ecologicamente corretas.
Tem-se buscado novas linhas de maquiagem e produtos estéticos anti envelhecimento para os olhos com materiais e ativos renováveis e orgânicos.

A maquiagem entra na história para valorizar o olhar, assim como todos os recursos estéticos existentes no mercado.
No mundo contemporâneo a beleza no olhar não escolhe sexo. O olhar continuará expressando os segredos mais íntimos das pessoas, falando sem palavras, apontando sem mover o dedo, chorando sem sabermos se é de alegria ou de tristeza, irradiando vida.

O homem junto com os recursos estéticos podem embelezar, mudar, corrigir e disfarçar um olhar, porém, jamais conseguirá esconder a pessoa por de trás de um olhar... Essa beleza é insubstituível.

Autora: Milliana Henrique Devilla, técnica em estética facial e corporal
Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário