quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alimentos que rejuvenescem

A aparência revela se os mecanismos do organismo e da mente estão funcionando bem.

Por mais que existam milhares de produtos cosméticos que prometem favorecer a beleza e a juventude, nada melhor do que alimentar-se bem para fortalecer a saúde e garantir benefícios para o corpo todo. 

Alguns alimentos, além de melhorarem o funcionamento do organismo, proporcionam efeito antienvelhecimento, mantendo pele e cabelos sempre bonitos.   

Oleaginosas
Representadas pelas castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, as oleaginosas são muitas ricas em compostos antioxidantes que combatem os radicais livres, causadores do estresse oxidativo que leva ao envelhecimento precoce. São ricas em vitamina E, selênio e manganês, que exercem diversas funções em nosso organismo, além de atuarem como potentes antioxidantes. Por conta de suas gorduras benéficas, também contribuem para a beleza da pele e dos cabelos.

Frutas vermelhas
Incluem frutas com coloração entre o vermelho e o roxo, como amora, morango, uva, cereja, entre outras. As frutas vermelhas, por desempenharem ações antioxidantes, combatem as espécies reativas de oxigênio, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, são ricas em flavonoides que ajudam o sangue a circular melhor, irrigando também o couro cabeludo, o que favorece a hidratação e evita quedas dos fios.

Aveia
Sua contribuição para a beleza é proporcionada pelos fenóis, substâncias com ação anti-inflamatória e bactericida, capazes de amenizar inflamações de pele e irritações causadas por acne (para obter esses benefícios o ideal é fazer uso tópico do alimento, ou seja, aplicá-lo sobre a pele). Também concentra substâncias antioxidantes poderosas, como a vitamina E.

Quinoa
É considerada um alimento completo para o ser humano por conta de sua grande quantidade de nutrientes. Ótima fonte vegetal de proteínas que contribuem para o fortalecimento dos fios de cabelo e das unhas.
Estudos indicam que o grão possui fitoestrógenos (hormônios vegetais), capazes de melhorar a atividade dos rins, beneficiando a hidratação do organismo, e de diminuir alterações hormonais nas mulheres (como a TPM e a menopausa), que podem vir a causar inchaços e acne.

Melancia
Seu segredo é comer muita água. A melancia possui cerca de 90% de água, é rica em vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio orgânico. Isso que dizer que possui efeito diurético e ajuda o corpo a eliminar toxinas que causam inchaços, olheiras e favorecem até mesmo a formação de gordura localizada.
Como se não bastasse, o alimento ajuda a hidratar o organismo todo, inclusive a pele, melhorando também absorção de nutrientes essenciais.

Invista neles
Alguns nutrientes básicos são responsáveis por manter a saúde da pele:
Betacaroteno: convertido em vitamina A no organismo, faz parte da constituição da pele.
Vitamina C: participa da formação e manutenção da pele, ajuda nos processos de cicatrização e é antioxidante.
Vitamina E: ajuda a manter a pele intacta e protegida.
Vitamina do complexo B: regulam as glândulas sebáceas, controlando a oleosidade da pele.
Zinco: é importante para a renovação rápida das células epiteliais.

Pele mais bonita
Ingredientes:
1/3 de cenoura picada
Suco puro de 3 laranjas
1 fatia de mamão sem casca e sem sementes
8 uvas roxas sem sementes
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Cabelos mais bonitos
Ingredientes:
1 xícara (chá) de frutas vermelhas (morango, uvas e amoras)
1 colher (sopa) de castanhas-do-pará trituradas
1 copo (250ml) de água mineral
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Créditos: Revista "O poder dos alimentos funcionais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário