segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Máscara de óleo de coco

O óleo de coco é extraído da “carne” fresca do coco que é prensada a frio. Daí obtém-se um dos alimentos mais interessantes como auxiliar de emagrecimento. Ele possui ácidos graxos e é rico em vitamina E.

No Departamento de Nutrição da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontam que o óleo de coco, como parte de uma dieta equilibrada, diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos. Por isso, ajuda a emagrecer e a perder gordura abdominal. Na verdade, ele é um leve termogênico, que faz com que o metabolismo aumente e com isso o organismo queime mais rápido as gorduras.

Estudos demonstraram que o consumo regular do óleo de coco virgem ajuda a baixar a pressão, para quem sofre de hipertensão, de problemas cardíacos, na depressão e oscilações de humor, prisão de ventre, reduz as dores da artrite e artrose, normaliza o colesterol, combate o refluxo e a azia.

É o único óleo vegetal que apresenta alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. Esse ácido protege de bactérias, vírus, fungos e protozoários, e ajuda a regularizar as funções intestinais, tanto no caso de diarreia como no de constipação.


Aliado na beleza
Na medicina indiana Ayurveda, indica seu uso tópico para tratar de doenças cutâneas como dermatite e eczema. É usado também em massagens orientais como Shantala, feita em bebês, e naquelas que visam equilíbrio energético. 

Segundo os indianos, teria o poder de refrescar o corpo, aliviando a raiva e a culpa, e incentivaria a circulação do prana, nossa energia vital.
A substância também é o ingrediente principal de muitos cosméticos orgânicos livres de químicos como parabenos, já que tem propriedades hidratantes e antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele.

Mulheres da Índia e do Sri Lanka fortalecem e hidratam seus cabelos com o óleo de coco, que é composto de 92% de gordura saturada, ideal para cabelos sedentos por hidratação.


Máscara de óleo de coco
1 garrafa de óleo de coco
1 pote ou uma tigela
Água morna e água fria em abundância
1 pincel de tamanho pequeno ou médio
Grampos de cabelo

Procedimento
Esquente o conteúdo da garrafa. Coloque-a em uma vasilha com água quente e aguarde alguns minutos.

Divida o seu cabelo em quatro partes e prenda com os grampos. Duas partes do cabelo para cima e duas partes embaixo.
Comece com as partes de baixo. Mergulhe o pincel no óleo de coco e calmamente com muito capricho aplique a partir das pontas para as raízes.

Agora, nas partes de cima, aplique da mesma forma que você fez anteriormente, começando das pontas e indo para as raízes.Depois do procedimento acima, concentre seu cabelo no topo de sua cabeça e prenda-os com os grampos. Deixe agir por 15/20 minutos. Se os cabelos estiverem muito secos, pode mantê-los por 35 minutos.

Após o tempo, retire os grampos e enxágue seus cabelos, com água morna.
Após a água morna, enxágue novamente os cabelos, só que agora utilize água fria. Isso deixará seus cabelos mais brilhantes.

Consumo
O óleo pode ser consumido de diversas formas: misturado a sucos, shakes e vitaminas, como tempero na salada, substituindo qualquer outro óleo na culinária, ou tomado puro. Se essa for sua escolha, o recomendado é ingerir duas colheres de sopa do óleo puro por dia, uma pela manhã e outra no final da tarde.
Há casos de pessoas que tomaram o óleo de coco virgem e perderam até 4,5kg em um mês, apenas acrescentando o óleo na sua alimentação.

Tipos de óleo
Existem dois tipos de óleo de coco, o virgem e o refinado. O virgem é extraído de prensa a frio da carne de coco, já o refinado é extraído através da copra do coco, que é a carne do coco seca. Como essa “carne” é imprópria para o consumo, é preciso refiná-la com químicos para que fique comestível. Assim, além dos produtos químicos utilizados para o refino, ele também é hidrogenado, o que faz com que tenha as tão temidas gorduras trans.
Dê preferência ao orgânico, que terá 100% de garantia de que não possui nenhum químico ou agrotóxico prejudicial à sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário