sábado, 18 de dezembro de 2010

Ceia de Natal natural

O tempo das festas de fim de ano está chegando e como sempre, fazemos uma super ceia de Natal para festejar com a família. 

São assados, maionese, farofa, arroz, rabanada e muitos doces para a sobremesa. Porém, é justamente nessa época que cometemos os maiores exageros, comemos demais, muitas guloseimas, o horário da ceia é bem tarde, e para acabar sempre tem aqueles que bebem além da conta.

Pensando em tudo isso, porque não fazer dessa ceia de Natal uma ceia diferente? 
Porque não pensar em sua saúde e de seus familiares em primeiro lugar e criar uma ceia com alimentos saudáveis? Que tal? Aqui vão algumas dicas para sua ceia ser muito mais saudável!
Prefira peru, chester ou peixes no lugar de carnes gordurosas como pernil, lombo e tender. As carnes brancas são mais saudáveis e os peixes possuem ômega 3.

Troque o arroz convencional por arroz integral. Deixe de molho o arroz um dia antes, cozinhe-o com essa água e depois acrescente uma xícara de cenoura, beterraba ou espinafre batido com um copo de água no liquidificador, além de muito saboroso o arroz assim é muito mais nutritivo. Coloque frutas como abacaxi, maçã e banana na farofa e também frutas secas como uvas e damascos.

Faça um salpicão de frutas com abacaxi, maçã e uvas, fica uma delícia!
Não exagere no sal na hora de temperar, use outros temperos como limão, shoyu, pimenta, gengibre e mostarda que são mais saudáveis e não menos saborosos.

Abuse das verduras, faça pratos lindos com alfaces, cenouras, pepinos, palmitos, tomates, azeitonas e decore com pedaços de queijo gorgonzola ou ricota.
Prefira os molhos light para as saladas, assim como azeite de oliva.
Faça lentilha.

Decore a mesa com frutas, e depois as deguste! Maçã, manga, mamão, abacaxi, melancia, pêssego, pêra e uvas ficam lindos arrumados em uma fruteira sobre a mesa, se conseguir, faça cortes especiais nas frutas deixando-as ainda mais convidativas ao paladar.
Nozes e castanhas são muito bem vindas, mas não exagere, pois são ricos em gorduras, mesmo sendo as boas gorduras, não devemos cometer excessos. 

Pode colocar as oleaginosas no arroz, ou então colocá-las sem ou com casca na mesa para decorar. Faça muitos sucos de frutas para acompanhar, são muito mais saudáveis do que bebidas alcoólicas e refrescam muito. Melão, coco, laranja, uva e melancia são ótimas opções e ajudam na decoração por suas cores.

Se quiser pode misturar um pouco de quinoa com o arroz, é ótima para a imunidade e muito saborosa.

Depois de tanta comida saudável, chega a hora da sobremesa, troque a tradicional rabanada frita pela assada, mas, se essa não for o suficiente, faça tortas, pavês e bolos com frutas, são deliciosos e muito mais saudáveis! 

Tudo bem, um pudim de leite condensado pode! Depois de tanta comida saudável, um pouquinho não irá fazer mal.

Créditos: Alimentação saudável - Recebido por e-mail
              Bambamel Natural

3 comentários:

  1. Simples e maravilhosas, como tudo o que Deus criou - perfeitas ! receitas.

    ResponderExcluir
  2. Shoyo é saudável desde quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Uma das coisas mais difíceis de encontrar ultimamente tem sido um shoyu como deve ser: sem adição de glutamato monossódico, sem corantes caramelos e outros aditivos que fazem mal à saúde.
      O verdadeiro molho shoyu é marrom escuro, com um sabor rico, complexo, e que dá a qualquer prato simples um gostosura incrível. Deve ser naturalmente fermentado, e envelhecido em pequenos galões de cedro. Não é pasteurizado o que, além de tudo, preserva as maravilhosas enzimas que auxiliam na nossa digestão, como ocorrem com outros alimentos fermentados naturalmente.
      Você pode encontrar no bairro da Liberdade. Dê sempre uma conferida cuidadosa nos ingredientes. O molho shoyu só precisa ter soja e sal, alguns contém também milho ou arroz, no máximo.
      Agradeço sua visita

      Excluir