segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pólen: um alimento poderoso e fonte de vida

A descoberta do pólen como suplemento alimentar não é tão recente, mas atualmente é que se tem falado a respeito.

É nas flores que ele está presente e são as abelhas que o extraem e o consomem. O pólen das flores é o poderoso alimento que mantém as abelhas vivas e faz com que toda sua colmeia se desenvolva de maneira saudável. 

O néctar, também extraído das flores, serve como fonte de carboidratos para as abelhas, já o pólen serve como fonte de proteínas e gorduras. Sem o pólen, bastam alguns dias para que toda a colmeia morra.

Talvez você já tenha visto uma abelha extraindo o pólen de uma flor. Não é uma cena tão rara de se ver. A abelha pousa na flor e aos poucos junta pequenas bolas que ficam presas, uma em cada pata traseira. O pólen são essas pequenas bolotas. Cada abelha transporta duas bolotas e podem fazer cerca de 80 viagens por dia.

Diferença entre o pólen comum e o pólen apícola
Mas por que devemos consumir o pólen que as abelhas consomem e não diretamente das flores? Consumir o pólen diretamente das flores é diferente de consumir o mesmo pólen carregado pelas abelhas. Para que o pólen seja transportado, as abelhas utilizam sua saliva para fazê-lo ficar preso junto às patas. 

A saliva das abelhas é rica em enzimas, minerais e vitaminas, e em contato com o pólen o transforma em um alimento ainda mais rico em nutrientes. Este pólen é chamado de pólen apícola.

Propriedades nutricionais
No pólen são encontrados todos os aminoácidos, tanto os essenciais para a saúde humana, quanto os não essenciais. 

Além disso, o pólen também contém lipídios, porém são gorduras boas e com propriedades antioxidantes.  

Ainda é rico na três vitaminas antioxidantes A, C e E, e também é riquíssimo em vitaminas do complexo B, contendo as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e colina.

Este alimento ainda contém a vitamina P. O consumo desta vitamina está associado ao fortalecimento de artérias, veias e capilares, sendo importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e também auxiliar na absorção e uso eficiente da vitamina C, impedindo que esta seja destruída pela oxidação, o que auxilia a manter a imunidade contra agentes agressores mais fortalecida.

No pólen são também encontrados oligo-minerais que são aqueles elementos químicos que o corpo humano precisa em quantidades muito pequenas. Alguns oligo-minerais encontrados no pólen são: titânio, níquel, cobalto e silício. 

Além dos oligo-minerais, há traços dos minerais: ferro, iodo, cobre, zinco, manganês, selênio e molibdênio.
O pólen ainda auxilia as mulheres no período da menopausa, podendo reduzir os sintomas de calorão, devido sua alta taxa de compostos flavonóides. Pode ainda ajudar a combater o colesterol, a anemia, a regular a flora intestinal e a melhorar a oxigenação do sangue.

Podemos dizer que o pólen é realmente um alimento poderoso e quase milagroso, dado seus efeitos benéficos sentidos ao longo do tempo com seu consumo diário. 

A sugestão recomendada diária do pólen é de 5 gramas, o que equivale uma colher de sopa rasa, dada a sua leveza. Pode ser consumido em jejum pela manhã. Podendo tomar seu café da manhã algum tempo após ter consumido.


Créditos: alimentação saudável - recebido por e-mail       

Nenhum comentário:

Postar um comentário