terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fruta 100% brasileira: jabuticaba

Nativa do Brasil, ela mede entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. É encontrada de norte a sul, desde o Pará até o Rio Grande do Sul. 

A palavra jabuticaba é tupi e quer dizer “fruto em botão”. Tem um formato arredondado e uma coloração roxo-escura. Sua polpa branca possui algumas pouquíssimas sementes e é de sabor doce e grandemente apreciado.

Ela contém teores espantosos de substancias protetoras do peito. Ganha até da uva e provavelmente do vinho.
Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita. A dica é guardá-la em um saco plástico, na geladeira.

A casca tem enormes porções de antocianinas (são pigmentos presentes nas uvas escuras e no vinho tinto), apontados como grandes benfeitores das artérias, além de excelentes teores de pectina. Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol.

A pesquisadora da Unicamp Daniela Brotto Lopes Terci, mediu a dosagem de antiocianinas da amora (290), uva (227) e jabuticaba (314). Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para compreender, por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento.

A antocianina tem uma potente ação antioxidante. Uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substancias antioxidantes também auxiliaram a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos. Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá simplesmente para cuspi-la. 

Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída sugerida pelos especialistas é batê-la no preparo de sucos ou usá-las em geleias  A boa noticia é que altas temperaturas não degradam suas substancias benéficas. Mas vale lembrar: bateu, tomou. Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras. O liquido fica com cor e sabor alterados.

A polpa é rica em ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas.


Em 100g da fruta ou um copo do suco:
Calorias: 51
Vitamina C: 12mg
Niacina: 2,50mg
Ferro: 1,90mg
Fósforo: 14g

Suco antioxidante com casca de jabuticaba
Ingredientes
1 copo (médio) com cascas de jabuticabas
3 fatias médias de abacaxi sem casca
1 copo americano de água mineral
Mel ou melado a gosto
Modo de preparar: liquidificar todos os ingredientes, coar e beber imediatamente.

Geleia de jabuticaba
Em um tacho de cobre estoure uma certa quantidade de jabuticaba e leve ao fogo sem deixar ferver. Coe em uma peneira de taquara ou plástico (esprema para melhor aproveitamento). Em seguida, para cada medida de suco, adicione uma mesma medida de açúcar orgânico. Leve ao fogo (no tacho de cobre) até o ponto de geleia e condicione em vidros bem esterilizados. 

Observação: para saber o ponto certo, faça o seguinte: coloque em um copo de vidro até a metade de álcool puro, em seguida coloque uma pequena quantidade da geleia  Se espalhar ou misturar-se ao álcool, ainda não está no ponto. Se permanecer como uma bola consistente, está no ponto ideal.


Créditos: texto enviado por e-mail, pelo Sr. José Aparecido (São Paulo).
           Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário