segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dicas para adiar o envelhecimento

Pelo simples fato de existirmos e estarmos vivos, naturalmente o nosso corpo produz substâncias (radicais livres de oxigênio) que, lentamente, vão danificando as nossas células, causando doença e envelhecimento em longo prazo. 

No entanto, o corpo possui sistemas naturais de defesa que nos protegem dessas agressões.

Os radicais livres de oxigênio são átomos de oxigênio muito instáveis que se formam durante o metabolismo celular e ao transferirem energia para as células vizinhas,  podem danificá-las.

As funções normais do organismo, como a respiração ou a atividade física, são produtoras normais de radicais livres que o organismo consegue controlar.

Há fatores externos que podem contribuir para uma produção excessiva destas substâncias, como é o caso da poluição atmosférica, do fumo, do stress, dos resíduos de pesticidas e outras substâncias tóxicas. Nestas circunstâncias, os sistemas habituais de remoção dos radicais livres, podem não ser suficientes.

Quando as células são atacadas pela ação dos radicais livres, as pessoas tornam-se mais susceptíveis a doenças cardiovasculares, certos tipos de problemas reumáticos e certos cânceres. A formação de radicais livres está relacionada com o processo de envelhecimento celular.

Sistemas de defesa extra
Para além dos sistemas naturais de defesa do organismo contra os radicais livres, existem outras substâncias capazes de anular a ação destes radicais são os antioxidantes (como as vitaminas C, E e os carotenoides que incluem o beta-caroteno, o licopeno e a luteína, ajudam na proteção das células saudáveis contra o ataque dos radicais livres.

Os carotenoides estão presentes numa grande variedade de frutas e legumes (principalmente as de cor vermelha, laranja, amarela intensa e verde escuro), e o beta-caroteno, o licopeno e a luteína têm-se demonstrado muito eficazes na redução dos estragos pelos radicais livres.

O beta-caroteno pode ser mesmo um aliado na luta contra o câncer da próstata.

O licopeno é o carotenoide encontrado principalmente no tomate (mas também na melancia, goiaba, toranja, entre outros), e é um poderoso antioxidante que parece exercer um papel protetor contra doenças como câncer da boca, faringe, esôfago, estômago, cólon, próstata e reto.

A luteína, presente nos brócolos, couve de bruxelas, espinafres e gema de ovo, pode diminuir o risco de desenvolver a degeneração macular.

O principal papel da vitamina E é como antioxidante, uma vez que parece ajudar na proteção das células contra o câncer, doenças cardiovasculares, envelhecimento, infertilidade e desempenho desportiva. A vitamina E atua em conjunto com a Vitamina C, oferecendo proteção contra a doença.

A vitamina C é um dos antioxidantes mais conhecidos e recentes pesquisas descobriram que ela pode diminuir o risco de desenvolver cataratas e outras doenças dos olhos. Em alguns estudos, esta vitamina ajudou a baixar a pressão sanguínea e o colesterol.


Os cientistas descobriram que pessoas que sofrem de asma, artrite, câncer, diabetes e doenças cardiovasculares têm menor quantidade de vitamina C em circulação no sangue do que pessoas saudáveis.

Sabe-se que a fruta e os legumes ajudam a prevenir uma vasta gama de doenças, por serem grandes fontes de vitaminas antioxidantes, para além de outras vitaminas, sais minerais e fibras.

Créditos: sounatural.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário