quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Minerais para os cabelos


Os cabelos necessitam de minerais para uma perfeita saúde. E a falta de certos minerais, além de lhe proporcionarem cabelos ruins, pode culminar com sua queda, por mais shampoos de grifes renomadas que você use. 

Sei que existem no mercado excelentes produtos como shampoos, cremes, bálsamos, que nutrem bem os cabelos. Só que eles nutrem de fora para dentro. O assunto de hoje, mostra o contrário: nutrir os cabelos de dentro para fora.

O interessante é que para a formação do cabelo, vários sistemas do nosso corpo vão trabalhar para a sua produção. Por exemplo, o equilibrio hormonal é necessário para que o cabelo possa crescer e os folículos pilosos, que é onde os cabelos crescem, devem ser munidos de nutrientes específicos.

Selênio
É um mineral que ajuda o cabelo a crescer. É um oligoelemento utilizado pelo organismo em pequenas quantidades, mas é vital. Além de problemas capilares, a deficiência desse mineral pode gerar doenças cardíacas e câncer. O selênio é parte da via metabólica do metabolismo de iodo e também contribui para a síntese de proteínas. 

A castanha-do-Pará, que agora é castanha-do-Brasil, arroz integral e nozes são boas fontes de selênio. Basta comer 4 castanhas por dia. O caminho da moderação, creio eu, é o melhor. Uma consulta com um nutricionista, vai lhe dar uma lista de alimentos os quais deverão suprir suas necessidades. Ou seja, vem um pacotão completo. É bem mais prático.

Iodo
Previne a queda do cabelo. Ele é usado pela glândula tireóide e sua carência pode ocasionar a queda dos cabelos. 

Algas e peixes são excelentes fontes de iodo. O mar também é uma grande fonte, principalmente no sal. 

A adição de algas na dieta pode proporcionar uma boa dose de iodo necessária para alimentar a glândula tireóide e evitar a perda de cabelo.

Zinco
As células dos folículos pilosos utilizam o zinco. Pode ser tomado por via oral ou aplicação nos próprios cabelos em forma de cremes ou loções.

Cálcio
O cálcio é importante para o crescimento dos cabelos. Mas tem que vir acompanhado do magnésio. O cálcio sem o magnésio traz mais problemas que soluções. O cálcio é um dos minerais mais abundantes em nosso corpo e deve estar depositado principalmente nos ossos e dentes. 

Você pode aumentar os níveis de cálcio adicionando sementes de gergelim, meia xícara de espinafre, peixes em sua dieta.

Créditos: estoubeim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário