sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Remédio natural para sinusite

Um excelente remédio natural para a sinusite são as folhas da hortelã. Faça um chá forte com algumas folhas, e coe a seguir.


Espere amornar e despeje o chá no liquidificador com 1 colher de espinafre e 1 copo de água de coco, e bata por alguns minutos.
Coe o remédio e acrescente mel de abelhas e beba a seguir. Deve ser ingerido 1 copo por dia, logo após o seu preparo.
Ou, para complementar o seu tratamento, tomar chá de sálvia 3 vezes por dia. Para preparar o chá, colocar 1 colher de sobremesa de folhas de sálvia numa xícara e adicionar água fervente. Deixar esfriar um pouco, coar e só então adoçar a gosto, de preferência com mel.

É importante seguir algumas orientações como evitar locais úmidos, fazer mergulho, salas com ar condicionado. Tratar qualquer gripe ou resfriado precocemente, para evitar a instalação da doença.
Os principais sintomas da sinusite são: a saída de uma secreção espessa preto-esverdeada, dor na face e o mau cheiro tanto no nariz quanto na boca.
Outra opção é a inalação do vapor de eucalipto.

Ingredientes:

§      1 punhado de folhas de eucalipto
§      3 colheres de sopa de sal grosso
§      1 litro de água

Modo de preparo:

Basta adicionar todos os ingredientes em uma panela e ferver.
Aproxime o rosto do recipiente e inale o vapor por aproximadamente 15 minutos. Esse procedimento deve ser feito de preferência antes de dormir. Para garantir a eficácia do tratamento, o indivíduo com sinusite não deve beber água nem se expor a friagem após as inalações.
O eucalipto é uma planta medicinal que possui propriedades anti-sépticas que ajudam a diminuir o acumulo do muco nas vias respiratórias, sendo eficaz não só no tratamento da sinusite, mas também da tosse, gripe e rinite.
Contudo, este tratamento não deve ser utilizado exclusivamente, pois os medicamentos recomendados pelo médico irão matar os microorganismos envolvidos nesta infecção.
A mudança nos hábitos de vida, a toma dos medicamentos conforme a recomendação do médico e a correta limpeza das fossas nasais diariamente podem ser os ingredientes para a cura da sinusite.

Na sinusite aguda espera-se que a cura da doença chegue em até 4 no máximo 8 semanas. Durante este período é preciso tomar todos os cuidados possíveis como evitar locais com ar condicionado, ar seco, locais com muita gente, locais poluídos, manter a casa e o local de trabalho minuciosamente limpos e tomar a medicação diariamente.
É preciso continuar o tratamento pelo tempo determinado pelo médico mesmo que aparentemente os sintomas da sinusite tenham diminuído.
Estes cuidados devem ser ainda mais intensificados caso o indivíduo sofra de sinusite crônica. Se mesmo assim os sintomas da doença não desaparecem por completo dentro de 3 meses, a cirurgia pode ser uma solução.
Esta cirurgia é realizada no consultório, com anestesia local, e não é preciso realizar nenhum corte externo. O médico usará uma cânula fina que possui uma micro câmera na ponta e uma outra que possui os instrumentos precisos para abrir o espaço necessário.
A cirurgia para a cura da sinusite só é indicada para os casos de sinusite crônica ou para os indivíduos que sofrem com vários episódios de sinusite aguda por ano e que sejam causadas por problemas anatômicos como a falta de espaço entre os seios paranasais, por exemplo.
Nos casos esporádicos de sinusite alérgica, a inalação de água com eucalipto e o uso de remédios caseiros são formas de tratamento que ajudam a retirar a secreção e aliviar os sintomas da doença. Neste caso pode não ser necessária a toma de antibióticos, mas as recomendações quanto à prevenção da sinusite mantêm-se.
Créditos: este texto foi elaborado com base nas informações obtidas no site(tuasaude.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário