segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Os segredos do curry

Muito utilizado na culinária asiática, ele vem se tornando cada vez mais popular e por onde passa encanta paladares...

9 formas de utilizar o curry para deixar seus pratos mais saborosos:


Substituto do sal: tempere carnes, mariscos, legumes e arroz com ele e elimine o sal do preparo.


Bom até com frutas: corte as peras ao meio. Com a polpa, faça um recheio de gorgonzola, nozes e curry.


Aperitivo diferente: leve ao forno damascos secos, avelãs, amendoim, uvas-passas embebidas em cerveja, castanhas-do-brasil e de caju. Coloque curry e sirva!


Casamento perfeito: o curry é um excelente ingrediente para acrescentar no seu chocolate quente.


Purê com peixe: cozinhe maçãs e bata a polpa com curry para criar um purê delicioso e acompanhar pratos de peixe e carne branca.


Mistura com maionese: patês de sardinha podem receber uma pitada do tempero para diminuir o gosto forte do peixe. Também fica ótimo misturado à maionese.


Para comer com vinho: pratos à base de peixe e carne branca com curry combinam bem com vinhos aromáticos.


Toque vegetariano: o condimento em pó combina com queijos e ovos e fica ótimo com tofu. Dá um toque especial às comidas vegetarianas.


Batatas ao forno: inclua o curry para temperar batatas e, em seguida, as leve para assar. Elas ficam com uma coloração linda e um sabor bem mais apurado.


Você sabia que o curry não é uma especiaria?

Contrariando a crença popular, o curry é uma mistura de vários tipos delas tostadas com ervas aromáticas que, em seguida são reduzidas a pó. Dependendo da dose de cada um desses componentes, o curry assume um sabor mais ou menos picante.


Segredo da longevidade: a curcumina, pigmento que dá a cor ocre ao curry, protege os neurônios de doenças degenerativas e é o segredo da longa vida na Índia. No país, as doenças de Alzheimer e Parkison afetam sete vezes menos a população que nos EUA. Além disso, o consumo do curry é benéfico para quem sofre com inflamação crônica do intestino ou fígado.


Mix de ingredientes: o curry é composto basicamente por gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos, mas cada país tem uma dosagem  específica  de cada um desses  ingredientes. No Brasil, o que determina o sabor mais acentuado é a pimenta-do-reino.


Por Camila Bichuetti

Créditos: Revista  “DietaJá”  novembro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário