terça-feira, 18 de agosto de 2015

Horário biológico do homem

A milenar Medicina Tradicional Chinesa estudou o relógio biológico do homem ao longo de mais de 2000 anos, seguindo os horários dos 5 elementos ao longo de nosso dia para ter uma vida saudável e equilibrada. 

Fogo, terra, água, metal e madeira. Trabalhando assim de uma forma inteligente com a natureza biológica e energética do ser humano.

21 às 23hs: é o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

23 à 1h: o corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

Durante as primeiras horas da manhã 01:00 – 03:00hs: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder num estado de sono profundo.

3 às 5hs: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

5 às 7hs: desintoxicação do cólon. É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino.  Mesmo que não aconteça nada, crie o hábito de ir sempre no mesmo horário e tenha paciência. Isso ajuda muito.

7 às 9hs: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o café da manhã. Principalmente se estiver doente. O café antes das 7:30 é benéfico. Os que não tomam o café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao seu organismo. Além disso devemos ter em conta que das 00:00 às 4:00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procure dormir bem e não deite tarde.


Créditos: Suzy Reigado – Terapeuta – JornalAlternativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...