quarta-feira, 20 de abril de 2011

Exercite o perdão

Como diz William Young no livro A Cabana: “Perdoar não significa esquecer. Significa soltar a garganta da outra pessoa”. Não estabelece um relacionamento nem amizade, mas liberta você de algo que iria destruí-lo e iria acabar com sua alegria e capacidade de amar de maneira integral e aberta.

Perdoar e esquecer são coisas diferentes. Ao perdoar, você tem memória dos acontecimentos dolorosos, mas não tem mais sentimentos negativos relacionados a esses acontecimentos. 

Você não fica prisioneiro de seu passado. E, deixa de ser vítima de quem lhe prejudicou.

O perdão não exige que você confie naquele em quem perdoou. Você o liberta do julgamento, mas, se não houver uma verdadeira mudança, nenhum relacionamento verdadeiro pode ser estabelecido. 

Para perdoá-lo, você não precisa conviver com ele.
Se essa pessoa, porém, realmente se arrepender e mudar a mente e o comportamento poderá acontecer a reconciliação e até ao milagre da confiança restaurada.

Mesmo que ache impossível perdoar, compreenda que ao sentir mágoa e desejo de se vingar, você é seu próprio inimigo. Você está batendo em você mesmo, se torturando.
É difícil perdoar quando você reage agindo da mesma maneira, revidando as provocações, as discussões e magoando quem lhe magoou. 

Quando alimenta pensamentos rancorosos, você alimenta tensões, ansiedade e se torna infeliz. Então, para superar essas emoções destrutivas, cultive a tolerância e paciência.

Lembre-se que você cria seu próprio mundo como o que pensa, fala e faz. Assim, compreenda que ao criar dor para alguém, você está criando sofrimento e inquietude para si mesmo.
Ainda que o outro tenha errado e lhe causado sofrimento, não permita que a raiva e a dor lhe impeçam de perdoá-lo.

Lembre-se que você não pode perdoar se guarda antigos rancores na memória e fica remoendo isso em sua mente. Se quiser perdoar, precisa desapegar-se de suas velhas mágoas e rancores.

O perdão é uma virtude que precisa ser cultivada por muito tempo. Não acontece facilmente ou rapidamente. Você precisa de força interior e vontade de se libertar.
Ore sinceramente pela felicidade do outro, somos uma só pessoa perante Deus!
Seja cada vez mais feliz.
Perceba como vai se libertando de um fardo pesado que lhe oprimia e entristecia.

No princípio, quando você começa a orar para perdoar, você se sente bloqueado, fechado ao perdão. Acha impossível desejar que o outro seja feliz. Mas, continue orando. Persista, mesmo com mágoas. E, um dia o milagre acontece. Você se sente totalmente livre da opressão do ódio, da vingança, da tristeza.

Você ora para sua própria felicidade quando deseja que o outro seja feliz. Você é o mais beneficiado ao perdoar. Melhora sua saúde física e mental. Experimenta tranquilidade da mente, leveza do coração e mais entusiasmo.

Entenda que quando tem compreensão e sabedoria, nem precisa mais pensar em perdão, pois ele acontece automaticamente. A sabedoria está inerente ao perdão.
Quando você tem uma boa compreensão sobre algo, seu coração não guarda mágoas. Você se sente completamente livre para desfrutar de sua vida.

Autora: Emilce Shrividya Starling
           Foto: Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário