quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como diminuir os calores na menopausa

É a cassação dos períodos menstruais. Esse fenômeno se apresenta normalmente entre os 45 e os 52 anos de idade, ainda que possa ocorrer antes ou depois desse período. A razão é a interrupção da produção de hormônios pelo ovário.

Sintomas:
Menstruações (regras) irregulares, algumas vezes com sangramentos muito fortes e outros muito brandos, apresentando-se cada vez mais espaçadas.

Calores e suores noturnos.
Ressecamento vaginal.
Tendência à fratura dos ossos (osteoporose).
Ao passar a menopausa, a mulher vê-se livre de toda uma série de sintomas físicos e psicológicos e tem uma vida mais plena e estável.

Causas:
As causas de um sangramento irregular e abundante nas mulheres em idade da menopausa se deve à ausência de ovulação, o que traz como consequência o desequilibro na produção hormonal de estrógeno e progesterona. Seja uma produção excessiva de estrógeno ou uma baixa de progesterona.

O aspecto emocional nos sangramentos excessivos durante a menopausa ou através dos anos de amadurecimento como mulher, desempenha um papel muito importante na redução ou aumento do fluxo menstrual. Além dos sintomas da menopausa, o consumo de álcool e de cafeína em grande quantidade pode produzir sangramentos irregulares.

Tratamento:
Os calores são resultado da diminuição na produção do hormônio estrógeno. Para diminuir os calores deve-se deixar o café, os refrescos de cola e álcool, além de ter vida tranquila e sem estresse. Se possível, antes de deitar, tomar uma xícara de chá de cimicífuga (erva natural), que vai aos poucos reduzindo os efeitos pela menopausa.

Comprovou-se que a geleia real das abelhas contém hormônios como o estrógeno, devendo-se ingerir para substituir a perda desta substancia na mulher. Outros elementos recomendados por especialistas, é a ingestão de ginseng e doses de vitamina E, também encontrados no gergelim, quinoa, semente de girassol.

A osteoporose é outro entre os problemas que se apresentam nas mulheres em estágio pós-menopausa, recomendando-se a ingestão de cálcio. Os produtos lácteos como o leite, o queijo e o iogurte têm alto conteúdo de cálcio.

Para que o cálcio seja aproveitado o organismo deve conter vitamina D, a qual se forma na pele quando se expõe aos raios solares. O óleo de fígado de peixe o contém em abundância.

Deve-se diminuir o consumo de proteínas e aumentar os grãos e vegetais. Isto diminui o risco de ter osteoporose. O consumo de produtos verdes do campo como gérmen de trigo, a alfafa, são importantes.

Créditos: Livro "Saúde e bem-estar" (através de elementos naturais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário