segunda-feira, 9 de abril de 2018

Jabuticaba ajuda a rejuvenescer

Todo mundo sabe o quanto é importante consumir frutas frescas diariamente. Entre os frutos encontrados na natureza a jabuticaba pode se tornar uma poderosa aliada à saúde do organismo, para uma boa nutrição e até mesmo na prevenção de doenças. 

Fruta típica da Mata Atlântica, a jabuticaba cresce grudada aos troncos e ramos da árvore conhecida popularmente como jabuticabeira. Possui vitaminas do complexo B e também vitamina C. Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 58 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica. 

As frutas atingem a fase madura durante a primavera. É muito utilizada na culinária e na fabricação de doces, sucos, geleias, licores, vinho entre outros. 

Por ser uma fruta rica em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro, a jabuticaba possui potente ação antioxidante (graças às antocianinas), ou seja, ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo estresse, por exemplo. 

A maior concentração das antocianinas está na casca da fruta. Para consumo das cascas, uma boa opção é bater no liquidificador e ingerir sobe forma de suco. Podem-se adicionar outras frutas como o abacaxi, para deixar o suco mais saboroso. 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção e tratamento de enfermidades, entre elas o câncer de próstata e a leucemia. De acordo com os estudos, os compostos presentes na casca da fruta reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas no organismo.

Créditos: Revista Mercado, Emptresas & CIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário