terça-feira, 10 de julho de 2018

Qual a melhor proteína?

Por Flávio Passos - CEO Puravida Academy

Talvez você não saiba, mas o significado da palavra proteína, no latim, é "de prima importância". Ela é matéria prima fundamental e essencial para a construção e manutenção do corpo... 

Não só de músculos, mas de hormônios, enzimas, suco gástrico, antioxidantes endógenos e muito mais.

Em primeiro lugar, aquela que a individualidade de seu corpo consegue assimilar melhor, ou seja, que não te provoca intolerâncias. E isto varia de acordo com o indivíduo - alguns são mais restritos em suas escolhas.

Depois, é fundamental que a proteína seja pura, ou seja, que não carregue junto consigo venenos como hormônios sintéticos, resíduos de ração transgênica, mercúrio e outros metais pesados, antibióticos e pesticidas.


É a sua individualidade que vai determinar se você se adapta melhor a uma dieta vegetariana (ou vegana) ou a uma dieta onívora. 

Não há regra universal. Escolhas diferentes funcionam para pessoas diferentes. 
Por exemplo, se você não digere bem os feijões, dificilmente irá prosperar em uma dieta vegana. 

Se você é intolerante ao ovo e aos feijões, certamente o vegetarianismo não será nada fácil para você, e talvez você deva refletir sobre seguir uma filosofia que está em desacordo com a sua biologia. 


Ao mesmo tempo, se você se sente pesado ingerindo proteína animal e muito bem com as proteínas vegetais, o seu corpo está indicando um caminho. 

Pode ser que você se sinta muito melhor em uma dieta plant-based: mais leve, ágil, vivo.

Não há fórmula que sirva para todos. Lembre-se: aquilo que serve para você pode não funcionar para seu vizinho. 

Respeitar a individualidade e conviver com as diferenças é algo maduro, necessário e agradável. Querer impor algo que funciona para você como uma verdade universal não é.

Seja você onívoro ou vegetariano, cada escolha tem o seu set de critérios.
Proteína pode ser uma faca de dois gumes: pouca proteína disponível ao seu corpo o enfraquece em vários sentidos. 

Proteína demais o envelhece prematuramente, ou até o adoece. 

Aqui é importante não exagerar. Evite desperdício e orgias gastronômicas: há muitos humanos no planeta, e os recursos são limitados. 

Os recursos naturais precisam ser tratados com respeito e inteligência.
Estudos recentes sugerem ao onívoro intercalar a proteína animal com a proteína vegetal. OMNI-voro não significa carnívoro, mas "aquele que come de tudo". Busque variedade sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário