segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Biomassa de banana verde

A banana verde se destaca pela presença de minerais, principalmente potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de outros em menor proporção como ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco. Dentre as vitaminas, as que se destacam são: A, C e do complexo B.

Um alimento tendo baixo índice glicêmico, faz com que a sua digestão e absorção seja mais lenta, assim a quantidade de glicose liberada no sangue é mais lenta também. 

Isso contribui então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, e ajuda aqueles que já tem o diagnóstico de diabetes, pois controla a glicemia no sangue, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Com qualidade nutricional impressionante, a fruta antes de amadurecer serve de base para uma infinidade de pratos.

Muito interessante a matéria feita por Mônica Mortara da revista daHora, onde cita o chef Renato Caleffi, do restaurante Lê Manjue, que adotou o produto e desenvolve pratos elaborados e saborosos com ele. 

Também descreve uma desventura ocorrida com dona Heloísa, sobre o roubo de todos os alimentos em seu sítio, no Vale do Paraíba, situação adversa que brotou a idéia de preparar um prato com bananas verdes, o único ingrediente de que dispunha naquele momento.

Ainda diz: há males que vêm para o bem, pois o incidente a conduziu a uma missão - o desenvolvimento e a divulgação das possibilidades de uso da biomassa de banana verde. Ela é feita cozinhando a banana ainda com casca. O produto é a pasta que resulta dessa operação. A banana não é consumida quando crua, pois amarra na boca. Aliada no combate ao desperdício de alimentos, a biomassa já tem sua imagem associada à sustentabilidade e a qualidades nutricionais.
Para fazer a biomassa de banana verde: coloque quatro bananas-nanicas verdes com casca em uma panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos e escorra. Retire a casca e amasse a polpa ainda quente até formar um purê. Guarde na geladeira (dura quatro dias) e use aos poucos no mingau de aveia, na sopa ou misturado a outro alimento quente.

Caponata de banana verde:
Cascas de 4 bananas verdes
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho em cubinhos
3 colheres (sopa) de pimentão amarelo em cubinhos
1 colher (chá) de gengibre ralado
4 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: corte a casca da banana verde em cubinhos. Misture aos demais ingredientes. Disponha em um recipiente refratário e asse por 20 minutos. Deixe esfriar e sirva com ervas de sua preferência.
Ganache de chocolate:
2 colheres (sopa) de biomossa de banana verde
2 colheres (sopa) de creme de leite ou leite de coco
50g de chocolate meio amargo
50g de chocolate ao leite
Modo de preparo: bata no liquidificador a massa de banana verde com o leite de coco ou com o creme de leite e reserve. Derreta os dois tipos de chocolate em banho maria e incorpore-os ao creme batido no liquidificador. Sirva quente ou frio.

Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário