quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Incorpore o gengibre na alimentação

Famoso na Ásia há mais de 5 mil anos, o gengibre (Zingiber officinalis) não só dá um gostinho especial aos pratos como também - e mais importante - exerce efeitos positivos sobre a saúde. 

O gengibre, por exemplo, é rico em fitoquímicos, substâncias que podem nos livrar de vários problemas quando consumidas regularmente e em determinada quantidade.

Fim das náuseas
Entre os fitoquímicos estão o gingerol e o shagaol, além de sesquiterpenos (estes, responsáveis pelo aroma e sabor picante da raiz). 

A combinação, ao que tudo indica, tem efeito positivo sobre o trato gastrointestinal, desempenhando ação antiemética, espasmolítica e carminativa.
Traduzindo: consumir gengibre pode amenizar náuseas, enjoos e vômitos.

Esses efeitos positivos são bem-vindos especialmente para pacientes com câncer, que costumam sentir os sintomas quando passam pela quimioterapia. E isso ficou evidente em uma pesquisa publicada no The Lancelot Oncology. 

Feito por 23 clínicas oncológicas dos Estados Unidos, estudos realizados, indicam que há um alívio das náuseas em pacientes com câncer em tratamento que consomem o gengibre.

Queima acelerada?
O gengibre também costuma estar relacionado a outra façanha: aumentar o gasto energético do organismo, favorecendo, assim, a quebra de gorduras e o aquecimento corporal. Por isso, o alimento é chamado de termogênico. 

Vias liberadas
A fama do alimento não para por aí. Quando a época mais fria do ano começa, alguns probleminhas se tornam recorrentes, como gripes, resfriados e dores de garganta. Para combater todos esses percalços, muita gente aposta em ingredientes naturais, dos quais se destaca, é claro, o protagonista desta reportagem. 


Realmente há indícios de que ele ajuda a abrandar os sintomas desses quadros, mas os estudos ainda não são conclusivos.
Por outro lado, a eficácia do gengibre no alívio dos sintomas de doenças respiratórias (como asma e bronquite) parece mais evidente. 

Sem entraves
Além da respiração, outra função que é beneficiada pelo consumo da raiz é a digestão. Parece que o gengibre tem efeito estimulante sobre as secreções naturais do aparelho digestório. Além disso, ele acelera o tempo de esvaziamento gástrico e evita a formação de gases. E tem mais: uma tese sugere o uso do alimento como uma nova possibilidade para o tratamento de úlcera, já que ele se mostrou tão eficaz quanto os medicamentos em cobaias com a doença.

Também há evidências de que a circulação sanguínea apresenta melhoras quando o gengibre vai ao prato.

Saúde no prato
Para tirar proveito dos poderes do gengibre, é simples: comece colocando-o no carrinho do supermercado e, depois, inclua a raiz nas mais variadas receitas - basta uma colher das de sopa da raiz (ou cerca de 5 lascas) ao dia para beneficiar o organismo.

E se você não tem tempo para se debruçar sobre as receitas, sem problemas. Recorra a dicas mais práticas, como adicioná-lo a sucos de frutas naturais, no preparo de carnes, refogados com legumes ou como ingrediente de saladas. 

Outra boa pedida é acrescentá-lo a uma garrafinha de água e deixar o líquido em repouso na geladeira por uma noite inteira. No dia seguinte, consuma aos poucos.
Basta uma colher (sopa) da raiz ao dia para beneficiar o organismo.
Agora que você já sabe por que o gengibre merece um lugarzinho na despensa, é hora de aprender algumas receitas, concedidas pelo fitoterapeuta André Resende, de São Paulo.

Chá para perder peso
Ingredientes
4 pedaços de casca de abacaxi
4 rodelas de gengibre
2 morangos
1 punhado de stévia
1 punhado de oliveira
1 punhado de folhas da pimenta-da-jamaica
1 litro de água

Preparo
Coloque a água para ferver com a raiz de gengibre, a casca de abacaxi e os morangos. Quando estiver fervendo, coloque um punhado de cada erva. Deixe levantar fervura. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) cinco vezes ao dia, nos intervalos das refeições.

Antes de seguir qualquer procedimento, consulte um especialista.

Xarope para tosse, gripes e resfriados
Ingredientes
1 copo de água
1 copo de açúcar cristal
1 xícara (café) de gengibre cortado
1 xícara (chá) de folhas de hortelã
2 xícaras (chá) de agrião com talo
1 xícara (café) de mel

Preparo
Coloque a água para ferver com todos os ingredientes (com exceção do mel) por 15 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar e coe. Misture o mel. Guarde em um pote de vidro. Os adultos devem tomar 1 colher (sopa) quatro vezes ao dia e as crianças, 1 colher (chá) quatro vezes ao dia.

Créditos e imagem: revistavidanatural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário