segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ginseng e a Sálvia

O Ginseng é considerado por algumas culturas do Oriente como a planta de maior valor nutritivo, assim como uma das mais preciosas do mundo. O nome botânico é Panax ginseng. Esta planta é uma raiz que tem a forma semelhante a de um corpo humano.

O Ginseng se conhece por suas propriedades terapêuticas desde 3.000 a.C e foi levada à Europa pela primeira vez em 1610 d.C por comerciantes holandeses. O Ginseng se conhece como sendo um grande adaptógeno, isto é, ajuda a normalizar as funções do organismo quando a pessoa é submetida a um forte estresse, reagindo positivamente sobre o sistema nervoso e hormonal. 

O Dr. Breckman da Rússia, descobriu que o Ginseng ajuda o organismo, como:
1. Estimulante da atividade física e mental, sendo sua ação mais notória com pacientes debilitados ou cansados.
2. O Ginseng fortalece o organismo humano quando este fica exposto a um trabalho severo e prolongado.

3. Ajuda no funcionamento das glândulas endócrinas, particularmente a hipófise, as suprarenais e as glândulas sexuais.
4. Estimula o funcionamento das células nervosas do cérebro, tonificando-as e corrigindo algumas enfermidades nervosas, assim como transtornos psicossomáticos, além de aumentar a atividade intelectual.

5. Não foi detectado nenhum efeito secundário com a ingestão do Ginseng.
6. Em investigações realizadas pelo Instituto Nacional de Cancerologia de Maryland, U.S.A., descobriu-se que o Ginseng eleutherococcus ajuda no tratamento do câncer.
7. Na Austrália é utilizada para previnir enfermidades do coração e da pressão arterial.

8. Na Alemanha se consome mais de um milhão de taças de chá de Ginseng diariamente.
Tonifica a massa cinzenta do cérebro. É um calmante que normaliza as funções vegetativas. Estimula a produção de glóbulos vermelhos e brancos, assim como diminui a quantidade de colesterol no sangue. No aparelho gastrintestinal melhora as secreções digestivas, além de ser um grande tônico para aumentar a atividade sexual.

9. No Japão, na Universidade de Osaca, descobriu-se que o Ginseng ajuda a melhorar a memória, a circulação sanguínea, o metabolismo, além de restabelecer o sistema nervoso, normalizar a taxa de açúcar no sangue e ajudar na fertilidade do homem.

A Sálvia possui excelentes efeitos terapêuticos e energizantes, pois é uma planta da família da Labiadas que ajuda a prevenir o reumatismo, as nevralgias, as hemorragias, os males do fígado. 

É um ótimo higienizador da cavidade bucal e do hálito. Também ajuda na prevenção de espasmos, resfriados e pleurisia, sendo também benéfica contra enxaquecas e dores de cabeça. Tomando a Sálvia junto com o Ginseng, multiplica-se o efeito de ambos.

Créditos: “Ginseng e suas maravilhas”, de The de Waltterlot., Ed Posada.
             Livro Saúde e Bem-estar (através de elementos naturais)
             Bambamel Natural

3 comentários:

  1. pergunta.. encontrei ginseg em po, mas nunca encontrei em outro formato, e a salvia somente em folhas ainda frescas, para o cha o ideal seria como?? o ginseg tem sido meu maior desafio, pois esta em po, como fazer o cha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Alexandra!
      Antes de fazer uso, consulte um nutricionista, pois o profissional especialista vai analisar seu estado clínico. Dados obtidos pelo fornecedor:
      Para o preparo do ginseng em pó: colocar uma colher de chá (3g) em um copo com água, suco ou leite e tome de preferência em jejum.

      Para fazer o chá da sálvia, seria melhor usar as folhas secas, para que seus princípios ativos se dissolvam na água. Modo de preparo: para uma xícara de água fervida, colocar em infusão um punhado de dedo de sálvia seca. Deixar quinze minutos tampado, coar e tomar ainda morno.

      Em lojas de produtos naturais, você encontra as folhas secas de sálvia. Se não conseguir, confira este método de secagem:
      Amarre o ramo de sálvia com um barbante. Seja cuidadosa para não amarrar o barbante muito firme de modo que ele danifique o caule, já que haste quebrada forma o bolor.
      Segure o ramo de cabeça pra baixo em uma área morna, seca e bem ventilada. Você pode usar linha de roupas internas, cabide pendurado ou mesmo enganchar num mural. Se sua erva está descansando pendurada numa parede, gire-a a cada dois dias para permitir que seque bem.
      Deixe a erva para secar por pelo menos duas semanas. Não faz mal deixá-la por mais tempo que isso, então se você estiver insegura se ela está completamente seca ou não, deixe-a pendurada. A erva estará seca suficientemente quando estiver quebradiça ao toque.
      Quando seca completamente, remova a erva do seu caule. Descarte qualquer folha que contenha bolor. Armazene dentro de um container hermético ou numa sacola plástica com zíper em um lugar fresco e escuro.

      Um abraço

      Excluir