quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pressão alta – uma explicação!

 O sangue leva para nossas células todo o combustível necessário para manter  a nossa vida:
- açúcar (glicose) oxigênio, hormônios e alegria. E retira das células o lixo da combustão:
- ácidos, gás carbônico e eventuais tristezas.

Para realizar esse trabalho, o sangue precisa circular por todo o organismo. Assim como todos os rios correm para o mar, o sangue corre sempre para o coração.

O sangue sai com força do coração, percorre “quilômetros” de artérias e volta ao coração trazido pelas veias. Para que o sangue possa circular pelo corpo é necessário que uma bomba (o coração) faça força (pressão) para empurrar este sangue por dentro das artérias. 

Ao passar  dentro das artérias o sangue encontra uma resistência (pressão), provocada pelo atrito. Quanto mais estreita é a artéria, maior a resistência (pressão) à passagem do sangue. A força do coração para bombear o sangue é chamada de pressão máxima, ou sistólica.

A resistência que a artéria oferece à passagem do sangue é chamada de pressão mínima, ou diastólica. Desta forma, quando o médico diz que sua pressão é 12 por 8, ele está informando que a pressão (força) exercida pelo seu coração para empurrar o sangue pelas artérias é igual a 12 milímetros de mercúrio (mmHg) e que a pressão (resistência)  que essas artérias estão oferecendo à passagem do sangue é de 8 mmHg.

A pressão máxima tem que ser sempre maior do que a mínima, para que o sangue possa circular. Não existe pressão de 8 por 12, nem 6 por 10, porque se a mínima for maior do que a máxima, o sangue não circula.

A pressão arterial depende da largura (calibre) da artéria. Artérias com calibre normal permitem que as pressões máxima e mínima sejam também normais. Se o calibre da artéria estreitar, aumenta o atrito do  sangue e a pressão mínima; o coração terá que fazer mais força para empurrar o sangue dentro da artéria, aumentando a pressão máxima.

Veja exemplos:
- artéria com calibre normalo sangue passa sem dificuldade. Pressão arterial normal, 12x7. Neste caso, a força que o coração faz – pressão máxima - está normal, porque a artéria tem calibre adequado e não faz grande resistência à passagem do sangue (pressão mínima normal). 

- Artéria com calibre reduzido – o sangue passa com dificuldade. Pressão arterial alterada, 18x10. Quando o calibre da artéria fica reduzido aumenta a resistência à passagem do sangue e, consequentemente se eleva à pressão mínima se eleva. Quando a pressão mínima se eleva, o coração tem que fazer muito mais força para empurrar o sangue, e assim, se eleva também à pressão máxima.

A pressão arterial (ou pressão alta) tem sua origem no estreitamento do calibre das artérias (aumento da pressão), o que obriga o coração a também aumentar sua pressão para poder empurrar o sangue por dentro destas artérias estreitadas. Não se conhece, até hoje, o motivo pelo qual as artérias ficam mais finas. Enquanto não se descobrir este motivo, não haverá cura para a pressão alta.

Os remédios para pressão alta têm a finalidade de dilatar a artéria, fazendo com que ela volte para seu calibre normal. Quem tem pressão alta deve tomar seus remédios regularmente. Não adianta tomar medicamentos durante um certo tempo e achar que está curado ou simplesmente parar de tomar, pois a pressão volta a ficar alta. Isso acontece porque o remédio não está atuando sobre a causa da hipertensão (não se sabe qual é), mas sim sobre seus efeitos (o estreitamento da artéria).

Quem tem pressão alta geralmente pode, a critério médico, deixar de tomar remédios (e manter a sua pressão normal) se:

- reduzir o peso corporal e mantê-lo normal;
- praticar exercícios físicos regulares, como caminhadas (de preferência todos os dias), por no mínimo 30 minutos;
- evitar bebidas alcoólicas;
- nunca fumar;
- evitar alimentos com muito sal e gordura;

Créditos: rhvida - Bambamel Natural

5 comentários:

  1. Gostei, as informações são bem claras e acabei com todas minhas duvidas!

    ResponderExcluir
  2. Explicação completa! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação ela esta completa e util!Fica com Deus !

    ResponderExcluir
  4. "Pressão arterial normal, 12x7." Foi um alívio ler isso.

    ResponderExcluir