quinta-feira, 10 de maio de 2012

13 remédios naturais que são um perigo para o coração

Os benefícios da fitoterapia para a saúde são, hoje, indiscutíveis. Como pratica terapêutica, ela é respeitada mundialmente, tanto que já é parte integrante do sistema médico oficial de diversos países, incluindo o Brasil. 

No entanto o uso indiscriminado das substâncias feitas a partir das plantas também oferece riscos. Para quem apresenta problemas cardiovasculares, os cuidados devem ser redobrados.


A VivaSaúde (revista), consultou três especialistas em plantas medicinais:
Mestre em Farmacologia - Paulo Henrique de Oliveira Léda, integrante da equipe técnica de instauração das diretrizes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS), a médica nutróloga Fátima Cardoso, membro do grupo de Fitoterapia e Ortomocular do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e Dulcinéia Furtado Teixeira, tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Farmanguinhos).

Conheça-os e proteja o seu coração!
1 Alho
Indicação: auxilia no tratamento da gripe, ajuda a diminuir as taxas de colesterol total, de LDL e de triglicérides do sangue, evitando a aterosclerose. Também atua na regulação da pressão, como antimicrobiano e antiplaquetário. Tudo isso graças aos compostos sulfurados (como enxofre).

Contraindicação: quando associado a medicamentos que têm a função de prevenir tromboses e, consequentemente, os acidentes vasculares, pode aumentar o risco de hemorragias. Nessa classe de sintéticos estão os anticogulantes e os antiagregantes plaquetários, como os remédios à base de varfarina, ácido acetilsalicílico, heparina e clopidogrel. Segundo estudos, o fitoterápico é capaz de interferir no mecanismo de coagulação, potencializando a ação dos fármacos sintéticos que são indicados para esse fim. Medicamentos à base de alho não devem ser usados por pessoas com gastrite e úlcera, pressão baixa e hipoglicemia.

2 Ginkgo Biloba
Indicação: diversos estudos demonstram seu efeito neuroprotetor. Ele é capaz de aumentar o fluxo circulatório, melhorando a circulação periférica e também a cerebral. Além disso, as substâncias que ele contém produzem relaxamento arterial e ajudam na manutenção do tônus arterial e venoso, sendo usado para tratar perda de memória.

Contraindicação: aumenta o risco de hemorragias quando associado a medicamentos anticoagulantes, antiagregantes plaquetários e até mesmo quando combinado a remédios anti-inflamatórios, à base de ibuprofeno ou naproxeno.

3 Gengibre
Indicação: tratamento de náuseas, inflamação e indigestão.

Contraindicação: como algumas substâncias presentes em sua composição têm ação anticoagulante, ele não deve ser usado por quem já toma medicamentos sintéticos com esse mesmo objetivo. O gengibre também deve ser evitado por pacientes hipertensos graves ou que já apresentam irritação gástrica.

4 Sálvia Vermelha
Indicação: utilizada para regular o ciclo menstrual. Também possui efeito vasodilatador e, portanto pode favorecer a queda de pressão. Na medicina tradicional chinesa, a sálvia vermelha é empregada para prevenir e tratar doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

Contraindicação: deve ser evitada por pacientes que utilizam anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (como varfina e ácido acetilsalicílico) e medicamentos para regular a pressão, já que pode potencializar a ação destes fármacos, causando hemorragias ou quedas de pressão.

5 Crataego
Indicação: tem atividade antioxidante e pode ser usado para prevenir as inflamações das placas de gordura que se acumulam nas artérias ou para evitar a aterosclerose.

Contraindicação: não deve ser usado por pacientes que já tratam hipertensão, arritmias cardíacas e angina com fármacos sintéticos, pois ele pode tanto potencializar quanto inibir os efeitos desses remédios.

6 Angélica ou Dong Quai
Indicação: para tratamento de cólicas, fluxo menstrual irregular e sintomas da menopausa.

Contraindicação: estudos in vitro provaram que pode haver interação entre o ferulato de sódio, um componente da planta, e os medicamentos à base de verfarina, ocasionando hemorragias. Mulheres em tratamento para o câncer de mama também devem evitar o fitoterápico.

7 Ginseng
Indicação: combate o estresse e a fadiga, aumentando a disposição e a concentração.

Containdicação: estudos em humanos sugerem que ele pode reduzir a ação anticoagulante e antiagregante plaquetária dos medicamentos usados com esse fim, aumentando o risco de sangramentos. Quando associado a alguns tipos de anti-inflamatórios, aumenta o risco de hemorragias. Relatos clínicos indicam, ainda, que o ginseng pode alterar a pressão sanguínea e atrapalhar a ação de fármacos como os anti-depressivos.

8 Castanha da Índia
Indicação: reforça o tônus venenoso, auxiliando no tratamento de problemas como as hemorróidas e as veias varicosas. Também ajuda a melhorar edemas pós-operatórios, reduzindo a dor e o inchaço.

Contraindicação: em razão de alguns compostos de sua fórmula, ela pode aumentar o risco de sangramentos quando utilizada com medicamentos anticoagulantes, antiagregantes plaquetários ou anti-inflamatórios. Pode, ainda, intensificar o efeito de remédios para controlar o diabetes.
9 Equinácea
Indicação: estimula o sistema imunológico, prevenindo resfriados e infecções do trato respiratório e renal. O fitoterápico também foi testado, com efeitos positivos, no tratamento de congestionamento nasal, rinites, resfriados, gripes e até bronquites agudas.

Contraindicação: pode sobrecarregar o fígado, se usada em associação com medicamentos para arritmias cardíacas, como os remédios à base de amiodarona.

10 Guaraná
Indicação: revitalizador e auxiliar em regimes de emagrecimento. Este efeito pode ser atribuído à quantidade significativa de cafeína presente em sua composição.

Contraindicação: seu efeito é mais intenso do que o do café. Então quando é usado por pessoas que têm arritmia, taquicardia e pressão alta, pode piorar esses quadros.

11 Chá-Verde
Indicação: estudos epidemiológicos com populações orientais, que consomem diariamente chá-verde, mostram uma menor incidência de câncer, principalmente no estômago, pâncreas, mama e colo do útero. Embora os mecanismos de ação do chá no organismo ainda não estejam esclarecidos, acredita-se que as substâncias que ele contém sejam capazes de reduzir o poder de multiplicação das células cancerosas. Além disso, o chá pode ajudar a reduzir o LDL no sangue.

Contraindicação: o problema é que o chá contém cafeína, o que pode ser um complicador para quem sofre de arritmias. Portanto, o ideal é que seja consumido com moderação (no máximo 2 xícaras por dia) por aqueles que já diagnosticaram um problema de batimentos cardíacos irregulares, ainda que leve.

12 Guaco 
Indicação: pode ser usado para tratar casos agudos de gripes e resfriados, bronquites alérgica e infecciosa e como expectorante. Afinal, trata-se de um poderoso broncodilatador, graças à presença de substâncias da classe das cumarinas em sua composição.

Contraindicação: as mesmas cumarinas que beneficiam o sistema respiratório podem interferir na coagulação sanguínea, já que inibem a produção de vitamina K, essencial ao bom funcionamento do sistema circulatório. O guaco também pode potencializar o efeito dos anticoagulantes e antiagregantes plaquetários.

13 Maracujá
Indicação: estudos clínicos já demonstraram a atividade do maracujá em transtornos de ansiedade e do sono.

Contraindicação: o uso crônico pode provocar taquicardias, cefaléias, convulsões e até paradas respiratórias. Além disso, deve-se evitar associá-lo com medicamentos antidepressivos (inibidores da monoaminoxidase) e com bebidas alcoólicas.

Créditos: Revista “Vivasaúde”
Consultoria Bambamel Natural 
 
A seguir, o que são, os fitoterápicos acima citados, para melhor esclarecer a matéria. Segunda-feira, 14 de maio de 2012.

1 Alho
O que é: os povos sumérios já utilizavam como remédio há 3 mil anos e há registros de seu emprego na assepsia de feridas em combatentes de guerras, por médicos gregos da Antiguidade. Atualmente, os medicamentos que levam alho em sua composição são produzidos a partir do óleo ou do extrato seco.

2 Ginkgo Biloba
O que é: trata-se da espécie de árvore viva mais antiga da Terra, com mais de 225 milhões de anos. Seu uso medicinal foi registrado pela primeira vez na dinastia Ming, em 1436. O extrato seco é retirado das folhas do ginkgo e também pode ser vendido em cápsulas.

3 Gengibre
O que é: na China antiga, já era citado por Confúcio (551-479 a.C). Ainda hoje, continua sendo amplamente utilizado na medicina ayurvédica. Os medicamentos à base de gengibre são feitos a partir do rizoma ou raiz da planta e é fácil encontrar o próprio rizoma fresco, o pó, vendido em forma de cápsulas, ou extrato seco em lojas de produtos naturais.

4 Sálvia Vermelha
O que é: a planta já era utilizada na Antiguidade, pelos povos egípcios, gregos e romanos. Mais tarde, foi incorporada pelas medicinas chinesa e indiana. É normalmente encontrada em forma de extrato seco ou cápsulas.

5 Crataego
O que é: só no século XIX, médicos americanos descobriram sua ação como tônico cardíaco e sedativo. É normalmente comercializado na forma de extrato seco.

6 Angélica ou Dong Quai
O que é: muito utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa como tônico do sangue. Possível encontrar a raiz seca, o pó ou o extrato seco.

7 Ginseng
O que é: usado há séculos no Oriente Médio como tônico. O mais comum é encontrá-lo na forma de extrato seco e cápsulas.

8 Castanha-da-Índia
O que é: vem das montanhas gregas, foi levada para a Turquia e, mais tarde, no século XIX, foi introduzida na Europa, onde é largamente utilizada até hoje. É vendida como extrato seco ou cápsulas.

9 Equinácea
O que é: relatos de 1919 dão conta do uso medicinal da planta por índios americanos, para tratar picadas de insetos e envenenamentos em geral. Normalmente é encontrada em lojas de produtos naturais em forma de extrato seco, tintura ou cápsula.

10 Guaraná
O que é: a primeira descrição do uso das sementes do guaraná como remédio é de 1669. Na época, os indígenas brasileiros já utilizavam a planta como estimulante, regulador intestinal, tônico cardiovascular e afrodisíaco.

11 Chá-Verde
O que é: existem referências ao uso desse chá desde o século III a.C, fazendo-se alusão às suas propriedades estimulantes. Atualmente, ele pode ser encontrado em diversas apresentações, como sachê para infusão, chá solúvel ou na forma de extrato seco encapsulado.

12 Guaco
O que é: lançada em 1929, a primeira edição da Farmacopéia Brasileira, código farmacêutico oficial seguido no País, já citava as propriedades medicinais do guaco. Seus princípios ativos se concentram na folha e ele é mais comumente comercializado em forma de xarope ou sachê para infusão.

13 Maracujá
O que é: os astecas foram os primeiros a utilizar a planta como sedativo para tratar a insônia e o nervosismo. A folha é processada e encontrada no mercado na forma de sachês, pó, tintura e extrato seco. (VivaSaúde)

VivaSaúde é a revista voltada para todos os que se preocupam com a saúde do corpo e da alma. Aborda temas como qualidade de vida, nutrição, medicina, atividade física e beleza. Com um corpo de consultores formados pelos melhores especialistas.

4 comentários:

  1. Peço desculpa pelo meu comentário, mas não é bom que se veicule informação falsa, sobretudo no que toca a alimentos!

    Regra de ouro: ou se faz medicina química (que nos envenena) ou se faz cura pelos alimentos (que nos limpa) mas NUNCA NUNCA NUNCA os dois. Este é erro mais comum que se comete!! Não se pode servir a dois senhores, já dizia Jesus.

    1 Alho - é o alimento número 1 do coração. Embora muitas pessoas não se sintam bem a comer alho crú, isso de facto não significa que não faça bem, mas sim significa que o organismo dessa pessoa está doente. É essencial para tudo, desde matar bactérias, virus até fortelecer o coração, limpar vesícula e fígado, cura-nos por inteiro.

    2 Ginkgo Biloba - essencial para a circulação e memória, deve ser tomado junto com caiena para aumentar a absorção. É falso que aumenta as hemorragias. Ao contrário dos malditos químicos farmaceuticos, na natureza tanto a caiena, como o gengibre como o gingko biloba equalizem o sangue pelo corpo, pelo que em causo de ferida gravissima, uma forma de evitar hemorragia feia é usar caiena. O alecrim é outra planta que tem os mesmos beneficios do gingko biloba.

    3 Gengibre - óptimo para circulação é número 1 para quem tem sangue gordo ou fibroses.

    4 Sálvia Vermelha - a salva tem esse nome porque salva... está tudo dito... óptimo para lavagens!!

    5 Crataego - conheço como espinheiro alvar e é a planta mais específica para o coração. Esta planta tem tudo haver com a cura de doenças cardiovasculares. REGULA o coração!

    6 Angélica ou Dong Quai - planta que REGULA hormonas femininas. Óptimo para tpm!

    7 Ginseng - de facto uma planta (raíz) bem conhecida pelos seu efeitos tónicos e estimulantes, mas com alguma toxicidade... daí nunca se deve usar... Plantas com toxicidade NÂO são alimento.

    8 Castanha da Índia - planta com toxicidade... nunca se deve usar... para obter os benefícios desta planta usar videira vermelha!

    9 Equinácea - óptimo para o sistema imunitário, sem quaisquer efeitos secundários, pois REGULA o sistema imunitário. Em excesso, é automaticamente eliminado pela urina, porque é reconhecido pelo nosso organismo (ou contrário dos vários venenos que as pessoas ingerem: medicamentos, leite de vaca, carne, refinados)

    10 Guaraná - apresenta toxicidade, logo não se deve usar NUNCA. Não é alimento.

    11 Chá-Verde - chá óptimo para regenerar o organismo. A cafeína que contém é degradada numa infusão de 15 minutos ou mais ou até numa decocção... o café e chá preto é 1000 vezes pior!

    12 Guaco - não conheço, logo não posso comentar.

    13 Maracujá - mais conhecido como passiflora, óptimo calmante sem efeitos nocivos.

    Os efeitos nocivos advém de envenenar-se o corpo num processo de limpeza. O nosso organismo é inteligente e quando está envenenado ele não absorve nada... daí as pessoas andarem sempre cheias de fome e os medicamentos não terem efeitos positivos. O organsimo bloqueia a absorção.

    Quando passamos a dar COMIDA (fruta, legumes e plantas que se podem comer) então o nosso organsimo reconhece estes alimentos e começa a absorver. Isto é bom, então absorve.

    Se junto damos também venenos, bem estamos a curto-circuitar o processo todo não é? Ou absorve ou não absorve! Isto vale especialmente para as supostas subtâncias activas que foram tiradas do seu totem vegetal (todo vegetal) que portanto não são reconhecidas pelo nosso organismo. Ou é como Deus fez (as plantas no seu todo) ou não é nada.

    Culpar alimentos pelo mal que fazem os químicos que junto se toma não é justo pois não?

    Ainda há dias aconteceu uma coisa curiosa: uma senhora queixou-se que as favas faziam-lhe mal. Estranho ela não achar que os torresmos de carne gorda em que ela guisou as favas, faziam mal????????

    Bjs e desculpa o testamento

    ResponderExcluir
  2. Gostei da matéria, entendi como interessante alerta, pois cada ser humano é único, tem suas peculiaridades e suas condutas no uso indiscriminado de ervas e plantas medicinais e a de se ter responsabilidade no uso das mesmas.Tenho certeza que na natureza encontramos tudo o que nosso organismo necessita , inclusive para nos defender e curar-nos dos exageros da comilança, maus costumes, má alimentação, gula e ignorancia dos malefícios da overdose de propaganda e consumismo a que somos expostos todos o dias.Amo a alimentação saúdavel, amo as orientaçoes e estudos atualizados a que temos acesso, sirvo-me desse blog consultativo e imparcial , agradencendo as informações nele vinculadas e uso do meu livre arbitrio para ponderar e engrandecer meu conhecimento ainda tão imberbe e com sede de aprender.Louvo este instante e emano a todos os humanos meus sinceros pedidos pra sempre fazerem a "escolha certa", apostar no divino e nas maravilhas doadas pela mãe-natureza graciosamente a todos. Fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Matéria excelente.

    Conheço alguns da lista.
    O ALHO , para quem tem pressão baixa, como é o meu caso, é um veneno. Baixa a pressão a tal ponto que vc pode cair no meio da rua.

    O GINSENG deve ser tomado com muita supervisão. Ele altera os batimentos cardiacos.....

    O GINKO BILOBA é um perigo em casos de sangramento. O uso prolongado deve ser evitado. Tomo sempre em intervalos de 2 meses ( tomo e paro....tomo 2 meses, descanso dois ).

    Claro, falo da minha experiência prática. Usei os medicamentos citados e os resultados estão ahi...


    Gracias

    ResponderExcluir