quarta-feira, 2 de maio de 2012

Inhame – maravilha da terra

Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina.

A diosgenina transformou-se em um tratamento alternativo para os calores, o ressecamento da mucosa e outros sintomas que acompanham essa fase. 

Um estudo avaliou a ação desse fito-hormônio na saúde da mulher pós-menopausa e concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais. 

Consumir inhame todos os dias é uma boa dica também para mulheres que estão tentando engravidar. O vegetal contém fito-estrógenos, que bloqueiam a ação dos estrógenos no organismo. Ao fazer isso, aumenta a ação das gonadotrofinas, o que resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, melhorando a chance de gravidez.

Por ser rico em vitaminas, melhora o funcionamento do sistema imunológico e protege a integridade das mucosas. Daí vem a fama de proteger contra a dengue. A vitamina B, presente em sua composição, faz com que o organismo exale um odor que espanta o mosquito transmissor da doença. Mas, para conseguir esse beneficio, é preciso consumir o vegetal todos os dias. Sua composição também auxilia na recuperação do doente. 

Não contém glúten - o inhame é uma fonte de amido para quem sofre de doença celíaca, que impede o processamento dessa proteína pelo organismo.
Por tratar-se também de um carboidrato complexo, é ótimo para quem deseja emagrecer. As fibras proporcionam energia e saciedade. 
Os diabéticos devem tomar algum cuidado, já que ele é uma rica fonte de carboidrato, que transforma-se em glicose no organismo.
Não precisa ser conservado em geladeira, desde que fique em um locar arejado.

Pode ser consumido de duas formas:
Cru - Salada: ralar, temperar com azeite, sal e limão. Se quiser pode acrescentar outros vegetais.
Suco: descascar, ralar e adicionar suco de frutas.
Cozido: cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre. Cozido é usado como ingrediente de sopas, carnes, patês, pães, bolos e tortas.

Bolo de inhame com ricota
Ingredientes
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de farinha de quinua
1 unidade média de inhame cozido (220g)
1 e ½ xícara (chá) de leite desnatado
4 fatias médias de ricota (150g)
4 colheres (sopa) de óleo de canola
2 colheres (sopa) de uva passa
1 colher (sopa) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
Preparo
Bata na batedeira o açúcar com as gemas, acrescente a farinha, o inhame, o leite, a ricota e o óleo. Bata as claras em neve separadamente e reserve. Bata bem a massa e misture com uma colher as uvas passas, as claras em neve e o fermento delicadamente. Unte uma forma com óleo e farinha de quinua, despeje a massa, polvilhe com canela em pó e leve para assar em forno a 180 graus por 40 minutos ou até ficar assado.

Créditos: Revista Vivasaúde
Imagem: cnph.embrapa.br                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário