sexta-feira, 4 de maio de 2012

Apesar das dificuldades, lute! Seja feliz! Coma os morangos!

Um homem escorregou à beira de um precipício e ficou pendurado na raiz de uma árvore. Seus gritos de socorro atraíram um enorme urso faminto que, do topo do barranco tentava abocanhar sua cabeça. 

E também um grupo de onças que, logo abaixo de seus pés, se esforçavam para derrubá-lo. Já sem saber o que fazer, o homem olhou para o lado e viu, ao alcance de sua mão, um pequeno pé de morangos, com a mais linda fruta que ele já vira, brilhando ao sol. 

Esforçando-se para estender um dos braços, apanhou o morango, trouxe-o para perto do seu rosto, olhou-o com prazer, sentiu seu aroma delicioso e se deslumbrou com suas cores. E, em pensamento, exclamou: ‘Ora, dane-se o urso… Ora, danem-se as onças…’. E comeu o morango prazerosamente, deliciando-se com seu sabor doce e especial”.

Não faz sentido nos preocuparmos com o futuro a ponto de sacrificarmos o presente. Tudo o que precisamos é tomar decisões tendo em mente que viver bem o presente é suficiente para construir um bom futuro.

Daqui a algum tempo, estaremos diferentes do que somos agora. Essa frase nos lembra que não adianta fazer planos mirabolantes para sermos felizes amanhã, se atualmente não estamos felizes. Diz a música: “Como será o amanhã?… Responda quem puder!” Então, ser feliz agora é o que importa.

Claro que se prepararmos para um futuro venturoso, é uma boa maneira de sermos felizes também agora. Afinal, planejar e construir faz parte do nosso jeito de ser. Mas não deixemos que os cuidados com o que ainda está por vir nos impeça de curtir o momento presente. Confiar é preciso - em você mesmo, nos outros e em Deus!”

Autor: texto de Roberto Shinyashiki (é médico-psiquiatra, conferencista, empresário e escritor brasileiro. Seus livros abordam temas como qualidade de vida e motivação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário