segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cabelos brancos

Os cabelos brancos podem apresentar mais idade do que você tem na realidade. No cabelo existem indicações muito precisas de nossa alimentação, por isso é que se pode saber em uma pessoa morta o que comeu ou bebeu durante centenas de anos após a sua morte. 

Através de aparelhos e análises de alta precisão os médicos forenses utilizam a análise do cabelo para saber se uma pessoa morreu envenenada.

O cabelo está composto principalmente de proteínas. Nestas, encontra-se uma substancia que é responsável pela cor dos cabelos, que se chama melanina. A melanina do cabelo escuro é a mesma do cabelo loiro. 

A quantidade dessa melanina é que é responsável pela coloração do cabelo. O cabelo escuro tem mais melanina que o cabelo claro. Com o avançar da idade, a melanina presente no cabelo diminui, dando lugar ao aparecimento de fios brancos. Quando não há melanina, o cabelo se torna branco.

Existem substancias que ao combinarem-se as proteínas do cabelo podem produzir os mesmos resultados que a melanina do cabelo, fazendo com que o organismo retarde o processo de embranquecimento e queda do cabelo, se contar com nutrientes adequados. Esses nutrientes podem ser absorvidos diretamente pelo cabelo, ou através da ingestão de complementos nutricionais. Recomenda-se ingerir um  multivitamínico como pólen de abelha, multiminerais e proteínas.

 Os nutrientes que seu cabelo necessita para brilhar e crescer saudável:

- Pantotenato de cálcio, acido pantotênico ou vitamina B5. Esses elementos aumentam a assimilação do cobre no cabelo.
- Cobre: a falta desse mineral produz um cabelo quebradiço, ressecado e duro.
- Inisitol e colina: esses elementos ajudam o crescimento do cabelo.
- Vitamina B12: provoca o crescimento do cabelo.
- PABA: o Ácido paramiro-benzóico ajuda a manter a cor e a suavidade do cabelo.
- Iodo: ajuda a evitar a queda do cabelo.
- Ferro e manganês: ajuda o crescimento e a nutrição do cabelo, através de um bom fluxo sanguíneo.
- Niacina (ácido nicotínico): ajuda a circulação do sangue.
- Proteínas e aminoácidos: o cabelo está composto de 98% de proteínas. Sem dúvida, na ausência das vitaminas e minerais que mencionamos acima, não é possível fazer o aproveitamento dessas proteínas.
- Zinco: necessário para o crescimento do cabelo.
- Cisteína e glicina: esta última está contida na Aloe Vera numa proporção de 18.0 ppm.
Recomenda-se ingerir levedura de cerveja e suco de Aloe Vera para dar ao cabelo uma aparência saudável e natural, além de friccionar-se um pouco de gel de aloe no couro cabeludo.

Para escurecer os cabelos claros e os brancos:
Preparado: faça um preparo de sálvia da seguinte maneira: ponha 2 colheres de sálvia em ½ litro de água fervente, deixe esfriar e filtre o preparo.  Diariamente enxágue o cabelo com esta mistura, pouco a pouco ele irá escurecendo.

Brilho no cabelo claro: para conseguir brilho na sua cabeleira branca ou louro-claro, faça uma infusão com cabeças de flor de maçanilha ou malva rosa.
Depois de lavar o cabelo com xampu e secá-lo, sugere-se uma massagem com gel de Aloe Vera, o qual revitalizará e nutrirá o cabelo.

Créditos: informações retiradas do livro “Saúde e Bem-Estar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário