sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A importância do cabelo

Os cabelos sempre foram um perfeito adorno para o rosto. Historicamente, o cabelo foi considerado  símbolo de sedução para a mulher, e demonstração de força para o homem.

Apesar de não terem função fisiológica vital, os cabelos  possuem grande importância psicossocial,   relacionada a aparência e auto estima. Para muitas pessoas, a perda dos cabelos gera sofrimento.

O cabelo é constituído pelo bulbo (raiz), formado por vários  tipos de células, e pela haste, que possui  células e contém proteínas, como queratina (responsável pela estrutura dura do fio)  e melanina ( que dá cor ao cabelo).

No couro cabeludo há cerca de 150.000 fios e em torno de 10% destes, estão em fase de queda. A perda normal varia de 50  a 100 fios por dia.

Algumas patologias podem ocasionar uma perda excessiva de cabelos, que pode ser observada quando há mais que 08 fios no travesseiro ou na mesa de trabalho. Doenças como distúrbios hormonais, que são mais comuns nas mulheres, infecções, anemias e até excesso de estresse, podem ocasionar a rarefação dos fios, resultando em menor quantidade de cabelos.

A diminuição dos cabelos também pode ocorrer, sem que haja perda dos fios. Isto ocorre na calvície, onde há modificação do ciclo capilar, com miniaturização dos fios. A calvície acomete homens e mulheres que tenham predisposição. 

É determinada por fatores hereditários e hormonais. Nos homens, o padrão mais comum são as “entradas” e a chamada “coroa  de padre”, que são  áreas com fios mais finos e claros, onde o couro cabeludo  fica  mais visível. As mulheres apresentam rarefação dos fios em região frontal ou em todo couro cabeludo.

Receita para fortalecer o cabelo
Ingredientes
1 punhado de raiz de bardana - promove o crescimento do cabelo, fazendo-o crescer mais rápido e forte.
1 punhado de raiz de guanxuma - planta utilizada no pampa gaúcho, com a finalidade de revigorar os cabelos, estimulando o crescimento e impedindo a queda. 
8 colheres de (sopa) de óleo de mamona – fortalece os fios; combate a queda e a quebra dos fios; contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento; ativa a circulação no couro cabeludo; contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas; trata coceira no couro cabeludo; ajuda no tratamento da calvície e alopecia; diminui caspas; hidrata os fios.

8 colheres de (sopa) de óleo de mocotó - é rico em sais minerais, proteínas e carboidratos. Trata cabelos quebradiços, reconstrói os fios, amacia e hidrata os fios. Fecha as escamas dos fios, deixando-os flexíveis, revitalizados e resistentes contra a quebra, confere emoliência, brilho e maciez.
10 gotas de essência de sua preferência

Preparo: misturar os dois óleos e a essência, depois os demais ingredientes. Colocar num vidro com tampa. Deixar macerar por 3 dias. Aplicar no couro cabeludo, massageando com a ponta dos dedos,  três vezes por semana. Deixar de um dia para o outro.
Lavar a cabeça com xampu neutro no dia seguinte, massageando suavemente.

Texto:  Dra. Monalisy Rodrigues - Clínica Yaga
Receita para fortalecer o cabelo: O poder curativo das plantas” – Fitoterapeuta André Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário