sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Hibiscus – A flor que diminui a ansiedade e emagrece

Os especialistas recomendam hibiscus porque essa florzinha combate os radicais livres, protege o coração e deixa a pele mais jovem. 

Ele ainda ajuda a derreter a gordura, regula o intestino, diminui a ansiedade e combate a retenção de líquidos. O hibicus também contém cálcio, essencial para manter os ossos saudáveis. 

Mas fique atenta: o hibiscus usado no chá que emagrece tem nome cientifico Hibiscus Sabdariffa D.C e é bem diferente da flor ornamental, alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia.

Uma noticia surpreendentemente gostosa: o chá de hibiscus não é amargo, lembra um vinho quente, um pouco azedinho. Tem sabor suave de framboesa – dá até para sentir aquele azedinho da fruta. No Nordeste do Brasil, se faz com hibiscus,  groselha e geléia.

Tem alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonóides, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-flamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: O organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento.

No estômago  facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos. Tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, cálcio, mineral importantíssimo para os ossos sendo um facilitador na perda de peso, segundo os estudos recentes.

O chá sozinho, não faz milagre, deve ser associado a uma boa dieta.
Medida de equivalência: uma colher de chá de flor (03g), para cada xícara de chá de água (200ml).
Infusão: despejar água fervendo sobre o chá de flores, manter abafado durante dez minutos.

Revista Boa Forma, págs., 83 e 84.
Créditos: Empório grãos da terra

Um comentário: