quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Abacate, anticancerígeno

O estudo, publicado no Cancer Research, revelou que a avocatina B se direciona às células mãe da leucemia. Nas pessoas com mais de 65 anos, a enfermidade se mostra mortal dentro de um prazo de cinco anos e tem poucas opções de tratamento eficazes. A gordura do abacate foi capaz de eliminar as células mãe da leucemia, sem prejudicar as células sãs.
Os pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de um medicamento para a leucemia derivado da avocatina B. Podemos, paralelamente, também obter agentes que combatam o câncer só por comermos abacates, especialmente se os descascamos corretamente.

São ricos em carotenoides que combatem o câncer e abundantes na parte de cor verde escura da ‘polpa’ próxima da casca. Em 2010, a Comissão do Abacate da Califórnia lançou diretrizes para aproveitar os benefícios máximos do abacate descascando-o de uma maneira correta.
Os carotenoides parecem proteger os seres humanos contra certos tipos de câncer, enfermidades cardíacas e degeneração macular (retina) relacionada com a idade. A pesquisa da Universidade da Califórnia de Los Angeles, demonstrou que a maior concentração benéfica dos carotenoides está na parte do abacate mais escura próxima da casca.

Para preservar a zona com a maior concentração de antioxidantes, o ideal seria descascá-lo com as mãos, como se fosse uma banana:
Em primeiro lugar, corte o abacate no sentido longitudinal, em torno do caroço;
Sujeitar cada metade e gire em direções opostas para separá-las da caroço;
Retirar o caroço;
Corte cada metade, longitudinalmente;
Em seguida, usando os dedos polegar e indicador, simplesmente retirar a casca de cada peça.

Comer gorduras saudáveis, incluindo as do abacate, é importante para a proteção de sua saúde do coração e para otimizar seus níveis de colesterol.
Se as propriedades do abacate que combatem o câncer e que são saudáveis para o coração não nos convenceram de que ele é um super alimento que vale a pena comer, talvez isso sim: segundo um estudo publicado no Journal of Nutrition, comer só a metade de um abacate fresco com o almoço poderia manter-nos satisfeitos se tivermos sobrepeso, o que ajudaria a evitar comermos ‘lanchinhos’ desnecessários depois de ingeri-los.

A gordura monoinsaturada nos abacates é um tipo que seu corpo facilmente pode queimar em energia e por serem tão ricos em gorduras saudáveis, eles auxiliam o corpo a absorver os nutrientes solúveis em gorduras de outros alimentos.
Proporcionam cerca de 20 nutrientes essenciais que impulsionam a saúde. Incluem-se o potássio, a vitamina E,  as vitaminas B e o ácido fólico. Apesar do fato de que o potássio esteja disponível em muitos alimentos, especialmente em frutas e vegetais.
Além disso, eles desempenham uma função importante nas funções muscular e do coração, saúde do esqueleto, digestão, sendo essencial para o correto funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos em nosso corpo.

Ademais, consumir alimentos suficientes ricos em potássio é importante porque este nutriente ajuda a compensar os efeitos hipertensivos do sódio. O desequilíbrio da relação sódio-potássio não só pode provocar hipertensão (pressão arterial alta) como também pode contribuir para uma série de outras enfermidades, como as cardíacas e derrame cerebral.
Os abacates são um dos poucos alimentos que contêm níveis significativos de ambas vitaminas C e E. 

Um estudo também detectou que a combinação de vitamina C e E ajudou a frear a acumulação de placa, o que poderia ajudar a prevenir um ataque do coração ou um derrame cerebral. Os abacates inclusive são mais elevados em termos de fibra, cerca de 4,6 gramas em meio abacate. A fibra desempenha um papel essencial na saúde digestiva, cardíaca e da pele além de poder melhorar o controle do açúcar no sangue, controle de peso além de quando comemos abacate, na realidade, estamos proporcionando ao nosso corpo um pacote integral de nutrição.

Seguramente já experimentou o molho mexicano ‘guacamole‘ e provavelmente, abacate em saladas e sanduíches… Mas têm muitas outras formas de se desfrutar deles. Uma de minhas favoritas é mesclar um terço de um abacate em meio litro de água com coco ralado, junto com uma mescla de vegetais orgânicos e psyllium orgânico. 

Também podemos provar o abacate:
·   Como substituto de gordura na preparação de alimentos. Só tem que substituir a gordura )(por exemplo, azeite, manteiga ou gordura vegetal) com uma quantidade igual de abacate;
·   Como primeiro alimento para os bebês, em lugar de alimentos processados;
·   Em sopas;
·   Agregá-lo às batidas ou vitaminas de proteínas;
·   No forno com um ovo no desjejum.
Também pode ser que desejemos provar esta receita de vitamina de abacate, que é uma adaptação de uma publicação no Little Epicurean. Come-lo no desjejum ou como uma comida leve ou como um aperitivo que nos dará energia duradoura.

Imagem: Reprodução - Joseph Mercola
Super vitamina de abacate
Ingredientes:
    1 abacate inteiro;
    1 xícara de folhas de mostarda crespa picadas, sem talo;
     ½ xícara de mirtilo, ou arando, orgânico;
     ½ xícara de abacaxi fresco
     1 xícara de espinafre orgânica;
     ½ pepino 
     1 xícara de água de coco sem açúcar.
Modo de preparo:
Verter a água de coco no liquidificador. Juntar o abacate, a mostarda, os mirtilos, o abacaxi, o espinafre e o pepino. Cubra com a tampa e bata até que esteja suave. Servir em dois copos e tomá-lo imediatamente.
Deseja cultivar seu próprio abacateiro?
Pode utilizar a própria semente de um abacate para cultivar seu próprio abacateiro. Para isso colocar sua parte “pontiaguda” em direção do sol, enquanto a forma plana deve manter-se sempre úmida. Uma forma de se alcançar isso é colocar de três a quatro palitos enfiados na capa externa da semente. Estes palitos servirão para serem estruturas de apoio para que ela “flutue” na parte superior de um copo d’água. Se realizado corretamente, as raízes devem começar a brotar dentro de algum tempo e ficarão a imersar nágua. Depois de ter algumas delas podemos plantar na terra. Em alguns anos teremos um belo pé de abacate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...