segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Laranja – pura vitamina

Aspectos nutricionais - a laranja é bastante conhecida por suas qualidades nutricionais. Ela é fonte de vitamina C, tem antioxidantes, que auxiliam contra os radicais livres e melhoram a qualidade de vida. Contém cálcio, potássio e fósforo. Se ingerida junto com as refeições, auxilia na absorção do ferro e na formação dos dentes. 

Protege contra doenças cardiovasculares e ajuda na diminuição dos níveis de colesterol, conta Silvia Honorato da Silva, nutricionista da Divisão de Alimentação do Sesi-São Paulo e do Programa Alimente-se Bem. Para o aproveitamento integral da fruta Sílvia dá algumas dicas.

A casca branca deve ser deixada de molho em água durante dois dias, sob refrigeração. A água precisa ser trocada para que a casca perca o sabor amargo. Esta parte da fruta é indicada para fazer geleia. Já, a casca amarela-esverdeada, rica em potássio, tem que ficar de molho por um dia e depois ser aferventada. Pode ser utilizada picada em saladas ou no arroz e também processada para molho de carne. Fonte de fibras, a casca melhora as funções digestivas e o trato intestinal.

Receitas do fruticultor Joaquim Trindade, que produz laranjas nos municípios de Boquim e Umbaúba, no Estado de Sergipe.

Doce de casca de laranja
Ingredientes
Casca de 8 laranjas
1 litro de água
1 xícara de açúcar (orgânico – opcional)

Calda
3 xícaras de açúcar (orgânico – opcional)
2 xícaras de água

Modo de Preparo: lave bem as cascas e corte-as em tiras finas. Depois coloque-as na panela com um litro de água e deixe cozinhar por 15 minutos, aproximadamente. Depois de cozidas, lave-as novamente e deixe descansar. Para a calda, coloque as três xícaras de açúcar junto com água na panela e deixe ferver. Quando engrossar, vá colocando as cascas e deixe tudo junto por alguns instantes. É necessário esfriar antes de colocar na geladeira. Depois é só servir.

Bolo de laranja
Massa
1 laranja com casca sem sementes
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar (orgânico – opcional)
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela em pó

Cobertura
2 xícaras de chá de suco de laranja
4 colheres de sopa de açúcar (orgânico – opcional)

Modo de preparo: bata os quatro primeiros ingredientes para a massa e depois misture com os quatro últimos. Leve para assar em forno previamente aquecido. Quando o bolo estiver pronto, pegue os ingredientes para a calda, misture-os e despeje por cima.

Obs: o açúcar orgânico não deixa a receita tão doce.

Créditos: Daniela Mattiaso - IBRAF – instituto Brasileiro de frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor. Provérbio chinês

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...