quinta-feira, 22 de março de 2018

Alimentos do dia a dia contaminados

Uma pesquisa realizada pela ONG Greenpeace, divulgada no final do ano passado, trouxe dados alarmantes sobre a quantidade e o tipo de agrotóxicos presentes em alimentos comuns do cotidiano brasileiro. 

O assunto já havia sido abordado em outro estudo recente realizado pela Anvisa. Ambos constataram níveis de agrotóxicos acima do permitido em 12 tipos de alimentos e a presença de resíduos de pesticidas terminantemente proibidos no país.

Os testes feitos pela ONG concluíram que 36% dos alimentos avaliados apresentavam irregularidades em relação aos agrotóxicos. 

Alguns continham níveis de produtos proibidos para o cultivo de determinado alimento ou contavam com resíduos acima do limite permitido pela lei. Além disso, cerca de 60% das amostras apresentavam pelo menos algum tipo de resíduo de pesticidas.

Ao todo, o Greenpeace testou 113 kg de alimentos, dentre eles - arroz branco e integral, feijão-preto e carioca, mamão formosa, tomate, couve, pimentão-verde, laranja, banana-nanica, banana-prata e o café. 

De acordo com a organização, as amostras foram coletadas de centros de distribuição de São Paulo e do Distrito Federal, em setembro de 2007, e os testes foram realizados pelo Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LRP) do Instituto Biológico de São Paulo, ligado ao governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário