quinta-feira, 15 de março de 2018

Este ano eu te convido a fazer diferente!

Por Flávio Passos

Vamos criar aspirações que realmente irão acontecer. Vamos sonhar com o coração, e depois fazer um uso adequado da mente para elaborar um plano que torne estes sonhos uma realidade. Vejamos como fazer deste ano o nosso melhor ano de sempre.

Como você quer que seu ano seja?
Reserve alguns minutos para refletir sobre o ano passado. Localize dentro de si suas vitórias e seus erros. 


Depois, agradeça por ambos (vitórias e erros), e diga adeus ao que se passou.
O que você quer criar com esta linda tela em branco?

Gosto de me perguntar:

·         Como eu quero crescer? O que eu quero aprender? Quais habilidades e capacidades eu gostaria de desenvolver?

·         Quais áreas da minha vida precisam de um refrescante? Saúde física, Saúde mental, relações, finanças, trabalho?

·         Quais são os principais aspectos onde quero colocar o foco de minha atenção? Quais seriam minhas 5 prioridades?

·         Quais as transformações em minha realidade pessoal eu gostaria de ver se manifestando?

Aqui minhas prioridades pessoais para 2018:

Me aprofundar na meditação e desenvolver mais apreciação e contentamento pela vida.
Dedicar um pouco menos de tempo para trabalho e um pouco mais de tempo ao estudo. Realizar mais com menos esforço.

Me aprofundar nos meus relacionamentos com as pessoas que amo e com meus parceiros de trabalho. Cultivar mais paz, harmonia e inspiração ao meu redor.
Aprender a surfar e a movimentar meu corpo de outras maneiras, ampliando os limites de minha força, flexibilidade e resistência.

Dar início a um novo tipo de trabalho, compartilhando conhecimento e inspiração para outros aspectos da Saúde, indo além da Saúde do corpo.

Sua lista ficará diferente da minha, é claro. Separe dois ou três minutos agora para anotar as suas prioridades.

Por que isso é importante?
Dê uma olhada na lista que acabou de escrever e pergunte-se: por que isso é importante pra mim? Por exemplo: é realmente importante pra mim evoluir minha Saúde física? Se sim, por quê?

Toda meta envolve algum tipo de esforço. Envolve disciplina, foco, dedicação. Se você não tiver clareza sobre o valor daquele objetivo para você, com certeza não conseguirá superar o desconforto. Não conseguirá pagar este preço.

Por exemplo: "Se eu cuidar do meu corpo vou ficar mais bonito. Isso vai fazer com que as pessoas me admirem mais."

Essa não é uma motivação boa o suficiente, porque no primeiro momento em que você receber algum olhar de desaprovação e sua carência não for atendida, sua meta pode perder força e você desiste dela.

Uma razão mais sólida seria: "Cuidando da minha Saúde física eu vou criar harmonia na minha vida. Vou me sentir mais vivo, com mais vigor e conforto dentro do meu corpo. Não perderei tempo precioso com doenças evitáveis, e vou acordar melhor amanhã do que estou hoje. 

Minha mente funcionará melhor, pois um corpo saudável é um requisito para uma mente saudável. E uma mente saudável vai me tornar alguém mais consciente, atento, capaz de oferecer o meu melhor na minha profissão, nos meus relacionamentos. 

Vai me deixar mais útil para a minha comunidade. Tudo isso faz sentido pra mim, porque me deixa mais feliz."

Essa é a razão que eu preciso pra buscar entender cada vez mais quais são as necessidades da minha Saúde física, e como atendê-las. Diariamente. Consistentemente.

Próximo passo: que rituais você pode criar?

Uma coisa é dizer: "Eu quero melhorar demais este ano", ou "vou escrever um livro este ano!". Outra coisa bem diferente é realmente fazer isto acontecer.

A melhor maneira de fazer grandes coisas, pude descobrir, é criar rituais diários que você pratica todos os dias (abrindo raras exceções, quando não é possível).

Um ritual é uma prática especial, "sagrada" no sentido de que você dá prioridade máxima pra ela a cada dia. Todos os dias, você separa um espaço de tempo pra esse ritual. E você realmente se dedica a este ritual.

Um bom exemplo é a prática do silêncio matinal. Você acorda todos os dias, mantendo seu celular desligado (importante). Na sequência, atende aos chamados da Natureza, vai ao banheiro, toma banho. 

Hidrata seu corpo. E aí se senta em alguma poltrona, ou mesmo no chão, na posição que for mais confortável, num espaço que você cria para fechar os olhos, respirar e olhar para dentro.

Você começa com 5 minutos de respiração e auto-observação, definidos por um cronômetro. Depois, pode ampliar na semana seguinte para 10 minutos, incluindo um período para agradecer pelo que você é, pelo que você vive, e pelas coisas preciosas que você tem em sua vida.

Aos poucos você vai ampliando isto, até que perceba uma mudança profunda na estrutura da sua mente, que reflete na forma como você interage com a realidade. 

E vai construindo a meta de praticar uma vida mais meditativa, mais consciente, mais atenta... E mais apreciativa.

(Este é apenas um exemplo, você não precisa fazê-lo dessa maneira).

Neste ritual, você tem uma estrutura e uma sequência regular ... E não se engane: há grandes chances de algo em você se rebelar contra esta estrutura. 

Criar motivos e justificativas para você abandonar este ritual... Mesmo que só por hoje. E hoje de novo. E hoje mais uma vez.

Aí é que você mostra quem você é, revelando sua força interior que te permite OBSERVAR suas resistências e, mesmo assim, permanecer na prática.... Suportando o desconforto até que ele desapareça.

Assim, você vai realizando seu objetivo, sua meta... Mas ao mesmo tempo vai desenvolvendo outras qualidades. Foco. Força de vontade. Resiliência.

Os rituais podem ser transformadores. Experimente com isto! Mas experimente com método, de uma forma estruturada.

Escolha uma hora e lugar. Em que espaço você vai fazer? A que horas do dia? Seja específico.
Anote em sua agenda. Coloque um lembrete digital em seu smartphone.
Anote seu ritual. Quando é hora de fazer seu ritual, o que você fará? 

Anote a sequência do seu ritual. No papel. Até que, através da prática frequente, ele se transforme em um hábito natural.

O próximo passo será avaliar o que este ritual tem feito por você.
Revise os acontecimentos diariamente, semanalmente e mensalmente. Esta revisão não precisa ser longa, apenas passe seus olhos sobre suas metas.

Se você não tem, crie um diário. Escreva neste diário seus progressos em relação às suas metas e prioridades, e o que ainda falta melhorar em relação a isto.

Definir suas prioridades, encontrar dentro de si as razões que irão dar suporte para seus esforços de transformação, criar rituais que irão implementar e consolidar esta transformação e revisar constantemente suas metas, sempre corrigindo o curso é o que chamamos de um bom plano. Estruturado.

É que isto que queremos, ao invés de uma simples resolução de ano novo sem substância.
Tenho certeza de que implementar esta estrutura tem o potencial de ajudar você a viver o melhor ano que você já viveu até hoje. O primeiro de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário