terça-feira, 26 de março de 2019

Proteção solar natural

O uso de protetores solares é hoje indispensável à maioria das pessoas. Não só a radiação UV, mas outras com diferentes comprimentos de onda, possuem a capacidade de causar danos à pele, desencadeando uma série de reações na derme. 

A radiação UV causa danos cumulativos à pele como o envelhecimento precoce, destruição das fibras de colágeno, melasmas, diminuição da resistência imunológica da pele, processos inflamatórios, lesões oculares, até câncer. 

No entanto, não podemos negar os efeitos benéficos da radiação UVB, que promove a síntese de vitamina D em nosso organismo, evitando assim uma série de doenças. Porém a falta de protetor solar em um pais ensolarado como o Brasil tornou-se assunto de saúde publica, por conta do aumento a incidência de melanomas. 

A camada de ozônio absorve 90% da radiação UVB e quase a totalidade da UVC, mas não absorve a UVA, que por possuir comprimento de onda maior, penetra mais profundamente na pele. 

A eficácia de um filtro solar é medida de acordo com a característica de cada pele. Pois depende de quantos minutos uma pele exposta ao sol demora para ficar avermelhada. 

Se a pele demora em média 20 minutos para avermelhar, usando um FPS15 por exemplo, poderá se expor 15 vezes mais, sem que a pele sofra danos, isto é, o filtro protege por 5 horas. Existem no mercadão os protetores físicos e os químicos. 

Os físicos são aqueles que agem como uma barreira física impedindo a passagem da radiação, não carecem de agentes químicos, são menos propensos a alergias e irritações, e são indicados para crianças e gestantes. Os químicos são capazes de absorver a radiação UV e dissipá-la em radiações menos energéticas. 

Cerca de 90% de toda a vitamina D necessária ao nosso organismo é formada na pele através da radiação UVB. O melhor horário para exposição é entre as 11 e 14 horas, por mais incrível que possa parecer, neste horário o índice dos raios UBV chegam com maior intensidade. 

Os raios UVA por sua vez são maléficos, e são constantes todo o dia. 

Uma maneira inteligente de aproveitar  de aproveitar os raios UBV é ficar exposto ao sol durante 10-15 minutos, 2 a 3 vezes por semana, para só depois aplicar o filtro solar (se você possui pele clara, 8 minutos são suficientes), assim muitas doenças podem ser evitadas, pois nosso DNA apresenta 2.776 pontos de ligação com receptores para a vitamina D, portanto, todas as células de nosso corpo possuem receptores para esta vitamina, e mais, a produção de vitamina D vai diminuindo com a idade, o que significa que pessoas mais idosas devem tomar mais sol. 

Outro fator são os ingredientes usados nas formulações. Pesquisadores da Universidade de Riverside, Califórnia, em 2006, confirmaram a alta toxicidade dos filtros químicos contidos em protetores solares. 

Um estudo realizado pela USP em 2004, demonstrou que dentre 9 filtros, 8 apresentavam atividade estrogênica. 

Alguns extratos de plantas e seus princípios ativos podem apresentar ação antissolar, pois absorvem na faixa do UV e são alternativas menos prejudiciais à pele e ao meio ambiente.

Óleos vegetais ricos em ômega 6 e láuricos protegem a pele contra a radiação. Estudos sugerem que alguns óleos e extratos de plantas possuem FPS de acordo com o grau de absorbância na região do UBV e com proteção UVA.

FPS - óleo de oliva - UVB/UVA: 7,5 /***
FPS - óleo de babaçu - UVB/UVA: 7 / 6
FPS - óleo de coco - UVB/UVA: 7 /6
FPS – óleo de hortelã pimenta – UVB/UVA: 6,5 / ***
FPS – óleo de lemongrass - UVB/UVA: 6,2 / ***
FPS - óleo de lavanda – UVB/UVA: 5,5 /***
FPS – óleo de caravo – UVB/UVA: 5 / ***
FPS – óleo de amêndoas – UVB/UVA:  4,5 / ***
FPS – seiva de dragão – UVB /UVA: 4 / ***

Ainda é necessário que estudo in vivo sejam realizados para confirmação dos resultados, mas já podemos vislumbrar algumas alternativas promissoras para cuidar de nossa saúde e obtermos mais qualidade de vida.

Receita de protetor natural físico
Óxido de zinco 50g + óleo de babaçu 60ml + óleo de jojoba 20 gotas + óleo de amêndoas 60ml.

Créditos: Giseli Fernandes – química e pesquisadora de óleos essenciais. Responsável técnica da empresa Phytoterapica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário