quarta-feira, 28 de março de 2012

Etiqueta virtual

Uma pesquisa feita pela Intel sobre etiqueta no mundo virtual aponta que 92% dos entrevistados concordam que as pessoas deveriam ter mais cuidado ao usar seus dispositivos móveis.


Mesmo assim, um entre cada cinco adultos admite o seu “mau comportamento porque todo mundo faz igual”: 73% usam seus dispositivos atrás do volante, no banheiro ou no cinema, 65% falam alto em lugares públicos e 28% utilizam equipamentos enquanto caminham.

Usar dispositivos móveis, participar de comunidades e usar o e-mail tem, regras a serem seguidas – e é bom conhecê-las.

Mandando e-mails
Antes de mandar um e-mail, pense se o destinatário gostaria de recebê-lo. Nem todos gostam de piadas ou correntes.
Certifique-se de não mandar o mesmo e-mail duas ou mais vezes.

Ao receber um e-mail de alguém conhecido, confirme a chegada ou responda assim que puder. Não deixe a pessoa falando sozinha.
Preencha sempre o campo “Assunto”. É ele que determina o interesse e a prioridade de leitura.

Só envie arquivos anexados quando solicitado.
Se no corpo da mensagem estiverem reproduzidas outras respostas daquela troca de e-mails, apague o que for desnecessário.

Acerte na mensagem
Não “grite” com mensagens em letras maiúsculas e evite palavras sublinhadas e em negrito.
Em vez de mensagens curtas em várias linhas, escreva uma frase completa e envie.
Não interrompa a conversa com outro assunto. A pessoa pode ficar sem saber se você leu ou não.

Quando estiver distante do computador, mude seu status para ausente. Assim, as pessoas não vão mandar mensagens e esperar pela resposta.
Procure ser o mais claro possível.
Despeça-se da pessoa antes de se desconectar e espere pela resposta dela.

Netiqueta
Bem antes da internet conectar dispositivos portáteis, já se falava em regras de conduta na troca de e-mails, grupos de discussões, chats e comunidades virtuais. A “netiqueta”, união das palavras net (rede, em inglês) e etiqueta, surgiu na década de 90, quando a internet comercial se popularizou no Brasil. Em 1994, a especialista Vírginia Shea, a “guru de boas maneiras na rede”, apresentou dez mandamentos fundamentais no livro Netiqueta, que já orientava os usuários para uma convivência saudável e uma comunicação eficiente no ambiente virtual.

  1. Pense duas vezes antes de escrever qualquer coisa. Será que diríamos o mesmo pessoalmente para alguém?
  2. Siga os mesmos padrões de comportamento adotados na vida real.
  3. A netiqueta varia de acordo com cada site. Leia a política de uso, seu FAQ (frequently asked questions, as perguntas mais frequentes) e seu histórico para saber como as pessoas se comportam.
  4. Respeite o tempo de conexão dos outros: enviar e-mails repetidos ou sem utilidade para o destinatário é indelicado, assim como copiá-los para pessoas que não precisam daquela informação.
  5. Passe uma boa imagem on-line: você será julgado pela qualidade do que escreve. É preciso conhecer o assunto, escrever de modo compreensível e claro e evitar erros graves de gramática e ortografia.
  6. Se pode contribuir com uma resposta inteligente, compartilhe conhecimentos.
  7. Não entre em discussões inflamadas, os flamings, em que os internautas defendem uma opinião de maneira emocional e acalorada, com a intenção de provocar reações hostis.
  8. Respeite a privacidade dos outros.
  9. Não abuse do poder no ciberespaço: ser administrador de comunidades ou moderador de grupos não significa excluir ou adicionar membros, bloquear mensagens ou ter acesso a informações privilegiadas.
  10. Perdoe os erros das outras pessoas. Quando alguém comete um equívoco ou faz uma pergunta boba, seja gentil. Se achar que deve corrigir, não faça isso publicamente e de maneira grosseira. Afinal, todo mundo já foi novato na internet algum dia, não é? 
Créditos: Revista “Nestlé” Com você
Etiqueta Móvel, pesquisa da Intel disponível no site:
www.intel.com/newsroom/mobileetiqette (em inglês)
Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário