sexta-feira, 2 de março de 2012

Reposição hormonal natural

Com o aumento da expectativa de vida das mulheres para cerca de 80 anos, um dos temas mais discutidos tornou-se a reposição hormonal através de componentes sintéticos. 

Muito incentivada no início dos anos 90, a reposição hormonal acabou por apresentar inúmeros efeitos colaterais, chegando inclusive a ser desaconselhada por grande parte dos profissionais da saúde. 

Porém, a necessidade de se amenizar as consequências da diminuição das taxas hormonais continuou sendo muito importante para a maioria das mulheres. Tendo em vista isso, hoje a maioria dos médicos aconselha a reposição hormonal natural. 

O “tratamento” consiste na ingestão de grãos, cereais e outros alimentos que possuam uma composição benéfica para combater os efeitos desagradáveis da menopausa, evitar a osteoporose e prevenir o câncer. Confira abaixo alguns alimentos e nutrientes com excelentes propriedades para a reposição hormonal natural.

Soja: indicada para mulheres na menopausa que tenham osteoporose e hipertensão. É também o hormônio ideal para mulheres com história de câncer na família, auxiliando no combate à proliferação de tumores.

Cimicifuga Racemosa: fitormônio indicado para tratar os sintomas de deficiência de estrogênio. Alivia os calores, e ressecamento vaginal, a palpitação e a ansiedade. Atua de modo semelhante ao estriol, um derivado do estrogênio responsável pela lubrificação da vagina.

Vitex Agnus Castus: tem um papel importante contra a depressão. É especialmente útil para mulheres na Peri - menopausa, ou seja, no período que antecede a menopausa propriamente dita. Diminui a dor nos mamilos e melhora a libido.

Inhame Selvagem Mexicano: tem um composto igual à progesterona produzida no corpo. Indicado principalmente para osteoporose, pois a progesterona é o hormônio que aumenta a densidade óssea. Também diminui a retenção de líquidos. O Wild Yam não deve ser ingerido como comprimido, pois só se transforma em progesterona quando é absorvido pela pele ou debaixo da língua.

Algumas dicas importantes: aumente o consumo de óleo de linhaça e de vegetais, especialmente a soja – no Japão, onde o consumo de soja é vinte vezes maior que no Brasil, as mulheres apresentam muito menos sintomas durante a menopausa, ossos mais fortes e sistema imunológico mais competente; complemente a alimentação com um bom multivitamínico e tome isoflavona de soja diariamente; faça de 20 a 30 minutos de exercícios, nos mínimo quatro vezes por semana: fortalece os ossos, os músculos e o sistema cardiovascular.

Créditos: bemdesaude.com/content/reposicao_hormonal_alternativa_saudavel.html

Na menopausa, as mulheres param de produzir estrogênio e podem sofrer com sintomas desagradáveis, como ondas de calor, alterações de humor e de memória. É aí, que esses componentes entram em cena, para amenizar o climatério, restabelecer a libido e a lubrificação, além de todos os outros benefícios descritos no artigo acima.

Mesmo quem não está na menopausa vai encontrar nos componentes abaixo, grandes aliados, inseridos no contexto da adoção de modos de uma vida mais saudável, pois seus derivados servem para a prevenção das mais variadas enfermidades.  

Aveia - Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. 

E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia.
Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.

Linhaça dourada - A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL).

Possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteroide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa. Por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;

Também possui componentes anticancerígenos e antioxidantes. É um poderoso desintoxicante, por ser rico em fibras, além de combater a diabetes e a hipertensão.

Gergelim - Os pequenos e poderosos grãos são perfeitos para quem deseja emagrecer de maneira saudável. Graças ao alto poder de concentração de fibras que o alimento possui auxilia no bom funcionamento do intestino, além de aumentar a saciedade por causa de seus nutrientes. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorroidas.

Possui grande quantidade de cálcio e em sua composição há proteínas que ajudam no combate e prevenção da flacidez.
Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

Fortalece os tendões e ossos, tonifica o fígado e os rins, um excelente tônico geral, principalmente após hemorragias, combate dores lombares e de joelhos, reumatismo, evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos e
desenvolve forte poder antioxidante nas células.

Quinua - Este grão é uma excelente fonte de proteína, possuí carboidratos de baixo índice glicêmico, excelente para diabéticos, rico em ômega 3 e 6, é considerado um multivitamínico e também é rico em minerais.


Na sua composição nutricional, também podemos ressaltar seu alto teor de fibras e o fato de não possuir glúten.

Contém fitoestrógenos, fitoquímicos que previnem contra doenças como câncer de mama, doenças do coração, osteoporose, além de outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrogênio durante a menopausa.

As informações aqui apresentadas estão em caráter estritamente informativo, portando, não constituem intenção ou sugestão para que substituam consultas, acompanhamentos e devidos cuidados médicos.

Informações recebidas juntos aos fornecedores.

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