quarta-feira, 6 de junho de 2012

Limão (no tempero de saladas e legumes - no preparo de cereais e vegetais)

A grande maioria das pessoas, principalmente aquelas com problemas de saúde e, que mais precisam ingerir alimentos naturais, têm dificuldades para consumir saladas verdes, raízes e legumes crus ou cozidos no vapor. 

Acredito que o principal motivo é por não saberem temperá-los. Alimentar-se é nutrir-se, mas sem abrir mão do prazer. Portanto temperos saborosos devem ser usados no preparo dos alimentos saudáveis.

Aliás, segundo a medicina aiurvédica, o tempero é fundamental para tornar o alimento mais digestivo, além de ajudar na absorção dos sais minerais.

Ser criativo na escolha dos ingredientes de preparo dos temperos irá desencadear novos hábitos alimentares sem abdicar do prazer.

A seguir, encontram-se sugestões de molhos gostosos, com baixo teor calórico, onde o limão tem presença garantida.

Prefira temperos naturais e frescos como alecrim, salsa, cebolinha, cebola, alho, alho-poró, gengibre, funcho, manjericão, tomilho, coentro, pimentas, louro, páprica, cardamomo, noz-moscada.
 
Italiano – ½ copo de água, 1 colher de chá de azeite de oliva, suco de 1 limão, 1 colher de sopa de mostarda, salsa picada e sal marinho a gosto. Misturar e servir gelado.

Light – 2 tomates sem pele e sementes, suco de 2 limões, 1 pimentão vermelho assado e sem pele, 2 colheres de chá de sementes de gergelim. Bater tudo no liquidificador e servir gelado.

Especial – 1 colher de chá de azeite de oliva, suco de 1 limão, suco de 1 laranja-pera, manjericão picado, alho amassado e sal marinho a gosto. Misturar e servir gelado.

Iogurte – ½ copo de iogurte natural desnatado, 1 colher de sopa de suco de limão, suco de 1 laranja-pera, ½ colher de sopa de mostarda, ½ cebola picada. Bater tudo no liquidificador e servir gelado.

Limão – 1 colher de chá de azeite de oliva, suco de 1 limão, endro e cebolinha picada. Bater e servir galado.


Tomate – 1 tomate sem pele picado, manjericão fresco picado, suco de 1 limão, 1 colher de chá de sementes de gergelim, azeite e água. Misturar tudo e servir gelado.

Gengibre – ½ copo de água, 1 colher de chá de azeite de oliva, suco de 1 limão, gengibre ralado e sal marinho. Misturar tudo e servir gelado.

Básico de tahine – 2 colheres de sopa de tahine (manteiga de gergelim), suco de 2 limões, 1 colher de sopa de shoyu, 2 dentes de alho e 1 pitada de tomilho. Bater todos os ingredientes no processador com ½ copo de água e servir.

Caipira – suco de 1 limão, 1 colher de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de mel (pode ser substituído pó estévia), 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, pimenta e sal marinho a gosto. Bater bem até que estejam bem misturados.
 
Falsa maionese – 1 xícara de batatas, 1 xícara de cenouras cozidas e escorridas, ½ xícara de leite desnatado, 1 cebola pequena, 1 colher de sopa de azeite de oliva, suco de 1 limão e sal marinho a gosto. Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Opcional: azeitonas.

Francês requintado – ¼ xícara de azeite, ½ xícara de suco de limão, 3 colheres de sopa de ketchup picante, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de mostarda, ½ colher de chá de páprica e 2 dentes de alho. Amassar o alho e misturar muito bem todos os ingredientes e levar à geladeira. Voltar a misturar antes de servir.

No preparo de cereais e vegetais
No preparo do arroz, ensopados, sopas, sucos, ou chás, sempre será possível fazer uso do suco fresco do limão. Ele vai fazer com que o alimento fique mais digestivo e saboroso, além de beneficiar a saúde como um todo.

Seus ácidos irão fixar os sais contidos nos demais ingredientes da receita, reduzindo perdas pelo manuseio e preparo.

No preparo do arroz, adicionar o suco de 1 limão durante a fase inicial de cozimento. Ele fica mais solto, saboroso e leve.

No preparo dos feijões, alimento que costuma causar gases, o suco de 1 limão, durante o seu cozimento, irá torná-lo mais digestivo, reduzindo futuros problemas de flatulência.

No preparo de ensopados ou sopas, usar também o suco de 1 limão no início ou final do cozimento. Tal procedimento irá “abrir” o sabor dos alimentos.

O limão se faz muito necessário também, no preparo dos sucos verdes, porque a presença do ácido cítrico e da vitamina C irá ajudar na fixação do ferro e de outros sais minerais existentes nas folhas, brotos, frutas, sementes e legumes da receita.

Créditos: livro “O poder de cura do limão” de Conceição Trucom (Bacharel em Química pela UFRJ desde 77, atuou por 24 anos na área da ciência aplicada, com projetos em Química Orgânica, inorgânica e Bioquímica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário