segunda-feira, 25 de junho de 2012

Óleo de borragem – o óleo da beleza

É um dos óleos mais saudáveis da natureza! Obtido das sementes da planta conhecida como borragem, pertence a uma grande família da Boraginácea. 

Originária do sul da Europa, também cresce em toda a Europa, Norte da América e Norte da África.

Foi usado desde os tempos antigos para melhorar a beleza interna e externa. A semente de borragem possui ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), que são importantes para manter a estrutura celular da pele.

Possui enzima de anti-envelhecimento e pode ajudar a acelerar o processo de reparação da pele. Estudos recentes têm demonstrado que estimula a adrenalina. Muitas são as virtudes do óleo, a partir deste vegetal comumente utilizado em dietas de emagrecimento, pelas suas propriedades de limpeza, diuréticas e como fonte de muitos ácidos graxos essenciais - tão necessárias como fonte de prostaglandinas, precursores de hormônios que regulam diferentes funções do nosso corpo. 

Mas não só os ácidos graxos essenciais têm essa função, são também responsáveis para o bom funcionamento das células do corpo e do cérebro.

O nome borragem, segundo alguns historiadores, deriva da palavra latina borra, o que significa "cabelo", devido aos pelos que cobrem toda a planta. Outros autores argumentam, no entanto, que o nome deste vegetal vem do árabe Abu Rash, no qual significa "pai do suor", em referência as propriedades sudoríficas da planta, especialmente flores.


Os antigos fitoterapeutas que basearam seus remédios na cura das plantas, recomendavam as flores de borragem como ajuda eficaz em doenças que produzem febre pelo o seu reconhecido efeito sudorífico e purificador. Suas flores eram usadas para o efeito de cromático, bem como pelas suas propriedades medicinais como ingrediente de saladas.

Óleo do borragem é utilizado pelo seu relevante conteúdo de Ácido γ-linolênico (GLA; ω-6), um ácido graxo poli-insaturado da série ω-6-, ácido α-linolênico (ALA), ácido graxos poli-insaturados da série ω -3 e inúmeros outros ácidos graxos poli-insaturados  O GLA é encontrado apenas no leite materno, no óleo de enotera e óleo de borragem, que representa a mais abundante fonte vegetal deste ácido graxo essencial (contendo cerca de 20%).




O benefício dos ácidos graxos que oferece para a nossa pele é devido à GLA (ácido gama-linolênico) atua na formação de moléculas do nosso corpo conhecidas como eicosanóides. Estes eicosanóides se encontram nas prostaglandinas, substâncias de curta duração que regulam os processos metabólicos em nível celular muito importante para nosso corpo.

Assim, a prostaglandina E1 (PGE1) está associada com a regulação da perda de água através da pele, alivia pele irritada e restaura ao normal. Também devido à sua propriedade anti-inflamatória as prostaglandinas são reguladas pela ABL melhoram o fluxo de fluxo circulatório capilar, reduze o inchaço e a dor causada por acidentes.

O borragem é uma planta humilde e pouco conhecida, nativa da Europa Mediterrânica. Esta planta cresce selvagem em muitos lugares férteis e úmidos às margens de estradas, nas encostas e é facilmente reconhecida pelos pelos que cobrem seus caules e folhas, bem como flores azuis , rosa ou branco que forma a planta.


Uso terapêutico
Efetivamente atua sobre o metabolismo de prostaglandina (PGE 1).
Também é reconhecido pelos poderes de cura e sua capacidade de melhorar o eczema e a psoríase.
Alivia as síndromes de pré e pós-menstrual.
Pode ser usado na purificação de sangue, para aliviar a inflamação dos pulmões, o peritônio e os sintomas causados pela artrite.
Como um antidepressivo e tonificador do coração.

Efeitos na pele
Epiderme: regula a secreção sebácea, possui propriedades adstringentes quando aplicado na pele, são úteis para a pele saudável e combater as rugas. 
Sistema Reprodutor/PMS: regula os estrogênios, progesterona e prolactina na fase lútea do ciclo menstrual.

Sistema cardiovascular: inibe a trombose, favorece a dilatação dos vasos sanguíneos e aumenta o ciclo AMP impedindo a síntese do colesterol.
Ação anti-inflamatória: inibe a síntese de substâncias inflamatórias e enzimas lisossomais.
Sistema nervoso: atua sobre o comportamento da boa transmissão neuronal.
Sistema imunitário: estimula o hormônio tímico e ativa as células T.

Sistema hepático: evita danos no fígado de alcoólatras, regula as secreções salivares e lacrimais.
Metabolismo: reforça a ação da insulina e previne a proliferação de células anormais.
Sistema respiratório: em caso de bronquite, possui propriedades expectorantes.

Efeitos sobre a pele
Reduz a perda de água através da pele.
Acalma a pele irritada.
Reduz as rugas, a perda de colágeno.

Regula a formação de gordura nas glândulas sebáceas. Para peles sem GLA tende a produzir gorduras, onde se pode dar o paradoxo que a pele seca em origem pareça gordura. 
Melhora a circulação capilar na pele, a pele responde melhor ao traçado vermelho.
Melhora o crescimento e a formação de pele e unhas.
Reduz a caspa.

Créditos: inkanat.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário