sexta-feira, 28 de setembro de 2012

África, minha África!

“A África foi centro do sistema global por pelo menos quatro séculos. O continente detém: 80% das jazidas de diamante conhecidas; 60% do ouro do mundo ocidental; 30% do alumínio mundial; 35% das reservas de zinco do Ocidente; maiores reservas de cobre do Planeta encontram-se na Zâmbia e na República Democrática do Congo; 50% dos depósitos de fosfato encontra-se no Marrocos.

O principal fator da cobiça e exploração secular do território agora já está sedimentado, tudo dominado. Não existe preocupação com as pessoas, mas interesse pelo que o continente possui: "a abundância dos recursos minerais.”
Créditos: pragmatismopolitico.com.br/2010/11/esquecer-para-lembrar-africa.html

Minha África... Diante de tanta pobreza, em contraste com a riqueza, excessivamente desigual, ainda assim, torna-a um espaço único: “O berço da humanidade”, por abrigar uma das civilizações mais antigas do globo, os egípcios!

Angola, um país da costa ocidental, que reúne no seu território um pouco de toda a África. Desde a floresta úmida e densa como a de Maiombe, que encerra as mais raras madeiras, as Savanas, normalmente associadas a matas que cobrem áreas extensas e permitem apreciar o maravilhoso pôr-do-sol.

O dialeto que se aprende brincando e jamais se esquece!
A beleza ímpar, revestida de calma, equilíbrio e a vasta sabedoria da mulher africana!
Ah! África, minha África!

Do sol quente, dos pássaros que cortam o espaço em busca de correntes, atravessando a linha do horizonte... Da terra vermelha, do cheiro quando chove, das tribos coroadas de misticismo, dos sons da natureza, dos animais.

Do povo humilde, acolhedor!
Terra de aventuras, de animais selvagens e temidos, que galopam as planícies...
Do inesquecível outono lento contra o azul do céu, que o torna espetacular perante o sol quente.

Minha África, das nascentes da água quente que brotam das montanhas, das florestas exuberantes, das suas caudalosas águas, onde se descortinam fileiras de cachoeiras e os vários ressaltos de cascata, tornam a água uma espuma branca no meio do verde das árvores.

Minha África tão querida, vem debruçar-te nos meus sonhos, nessa riqueza incalculável, no ambiente de luxuriante beleza, que me descreve perante sua complexidade e perfeição! (San)

Um comentário:

  1. Oi, SAN boá noite adorei a materia sobre a Africa, fiquei até com vontade de conhecela, e fazer parte dessa cultura milenar, mas como não da, eu me realizo lendo o que você descreveu com muito conhecimento, alias por ser tambem africana,

    ResponderExcluir