sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Quando não se deve usar o alho

O alho tornou-se um dos alimentos mais estudados nas últimas décadas, com mais de 1200 pesquisas farmacológicas. 

A maioria deles concentrou-se no papel do vegetal no combate a doenças cardiovasculares, câncer e no formidável poder antibacteriano e antioxidante.

Também combate as infecções de vários tipos, inclusivamente provocadas por vírus, bactérias e fungos, reforça a imunidade, tem propriedades antioxidantes e pode baixar os níveis de colesterol.

Pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, dentre as quais se destacam como imunoestimulatórias e hipoglicemiantes (reduz o açúcar no sangue). 


Revelam que o alho estimula o bom humor. Em muitos casos, pode ter efeitos farmacológicos comparáveis aos dos medicamentos convencionais.

Não é tóxico, mas, como todo o alimento ou remédio natural ativo, deve-se evita-lo em grandes quantidades, muito continuamente e nos seguintes casos:

Por conter compostos sulfurados (à base de enxofre) e substâncias irritantes, é contra-indicado para pessoas com problemas crônicos de estômago, gastrites agudas e úlceras. Doses muito grandes (ou mesmo pequenas para as pessoas sensíveis) irritam o estômago e fígado.

Pessoas sensíveis devem tomar maior cuidado com as doses e em situações de dores e, espasmos ou outros sintomas, devem procurar um médico. Não é indicado para recém-nascidos e mães em amamentação, uma vez que pode provocar cólicas no ventre do lactente. 


Melhor preferir o alho cozido ou frito. Não é indicado nos casos de dermatites, pois como é desintoxicante, pode piorar o quadro em alguns casos. 


Portadores de acne e moléstias de pele em geral, também devem ser cuidadosos. 
Os princípios ativos do alho saem pelos poros com o suor e irritam uma epiderme que já apresenta problemas. É necessário o acompanhamento médico.

Em doses muito elevadas, pode provocar dor de cabeça, de estômago, dos rins e até tonturas, vômitos, e diarreia, além de mau hálito.

Pessoas com pressão muito baixa podem reduzi-la, se consumirem alho. É necessário  cuidado e observação, evitando-se os excessos.
Não indicado para pessoas que tenham hipersensibilidade ao óleo de alho. Algumas pessoas apresentam reação alérgica ao contato com o alho.

Créditos: do livro “Alho – Sabor e Saúde”
Autor: Dr. Marcio Bontempo (médico homeopata e especialista em saúde pública, presidente da Federação Brasileira de Medicina 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo contéudo do blog! Muito explicativo e sempre cheio de matérias ótimas.

    ResponderExcluir