quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Óleo de Abacate – o novo aliado das dietas

Possui altas concentrações de vitamina E, que  oferece proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres, contra aterosclerose, inflamações das articulações e complicações provocadas pelo diabetes.

Contém ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que contribuem para a saúde do coração, diminuindo os níveis triglicérides e colesterol ruim, sem alterar os níveis de colesterol bom. 

Além disso, o óleo de abacate ajuda a prevenir o desenvolvimento de lesões das artérias.

Contém uma substância chamada beta-sitosterol, que inibe a enzima esteroide 5-alfa-reductase (relacionada à redução na produção de testosterona). 

Assim, o organismo produz mais testosterona e evita um desequilibro hormonal, prevenindo o aumento progressivo da glândula da próstata e, consequentemente, o câncer de próstata.

As gorduras insaturadas e o beta-sitosterol presentes no óleo promovem a aceleração dos processos metabólicos nas células, que produzem mais energia de forma eficaz. 

Com a respiração acelerada, a utilização de glicose é aumentada e isso contribui para o controle da insulina e do açúcar presente no sangue. 

Ajuda no controle da compulsão em devorar tudo o que se vê pela frente. 

Bloqueia a assimilação de outras gorduras que fazem mal á saúde e retarda a velocidade com que os alimentos passam do estômago para o intestino se torna mais lenta, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Mais uma vez as gorduras insaturadas e a beta-sisterol são responsáveis por esse benefício.

Eles controlam os níveis do hormônio cortisol.
O cortisol controlado evita o acúmulo de gordura abdominal e favorece o aumento de massa magra.

Por possuir uma combinação única de lipídios, fitoquímicos, vitaminas, ômegas e antioxidantes essenciais para a saúde, o óleo de abacate é muito eficaz para manter o sistema imunológico fortalecido e o corpo livre de radicais livres.

Devido à presença abundante de antioxidantes como a luteína, vitamina E e glutationa, o óleo de abacate age na prevenção de doenças aftalmológicas. Esses antioxidantes agem impedindo o cristalino (conjunto de células dos nossos olhos responsável por focalizar as imagens) de ficar opaco, processo desencadeador por exemplo da catarata. O óleo também possui vitamina A e carotenóides, nutrientes essenciais para a saúde dos olhos.

As vitaminas A, D e E presentes no óleo de abacate possuem um alo poder antioxidante e participam da produção de colágeno, formando um time campeão na luta contra as rugas. 

A vitamina A ajuda a prevenir a pele seca, enquanto as vitaminas E e D, são eficazes contra rugas da pele e retardam o processo de envelhecimento. 

Créditos: minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15428-oleo-de-abacate-protege-o-coracao-e-ajuda-a-emagrecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário