terça-feira, 18 de setembro de 2012

O chá que controla a vontade de comer doce (Garcínia)

Evitar doces é uma das indicações básicas para quem quer emagrecer. Mas como é difícil resistir a um bombom durante uma dieta! 

Aliado na hora de conter o apetite, o chá da planta chamada garcínia, pode ser uma solução para quem quer perder peso e diminuir a vontade de comer chocolate. 

Além de em chá, a garcínia é vendida em cápsulas ou, ainda na forma de pastilhas com chocolate meio amargo, com 70% de cacau, que são até mais indicadas.

Usada em dietas de redução e manutenção de peso, a garcínia tem a capacidade de controlar o apetite por conter uma substancia chamada ácido hidroxicítrico, ou AHC, que aumenta a síntese do glicogênio, uma reserva de energia do organismo.

Estudos indicam que essa reserva faz com que seja enviado um sinal de saciedade ao cérebro, não havendo a necessidade de comer mais para a produção de energia. 

A planta também aumenta a liberação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Ele atua na diminuição da ansiedade e, consequentemente, na compulsão por doces. O efeito é semelhante ao do próprio chocolate, que também estimula a serotonina. 

A garcínia ainda pode evitar o armazenamento de gordura proveniente do consumo excessivo de carboidratos. 

Segundo a farmacêutica Camila Estopa, da Pharma Nostra, a indicação para o consumo pode ser de duas vezes ao dia. Geralmente antes do almoço e antes do jantar. Mas vai depender do tratamento e da forma como a planta será ingerida. 

Ficará a critério do profissional a prescrição bem como a dosagem adequada. 

Por isso, não é indicado usar sem o acompanhamento de um nutricionista. Para quem gosta de tomar diferentes chás durante a dieta, vale lembrar que pode haver conflitos na absorção das substancias. 

Também em relação às cápsulas, a garcínia costuma ser manipulada sem a associação a outras ervas. Caso esteja usando outra substancia, é preciso ter um intervalo.

Créditos: revista daHora (jornal Agora setembro 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário